Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Ecossitemas varejistas

Varejo

Por: | 07/12/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

A integração Pão de Açúcar - Casas Bahia criou no Brasil um legítimo ecossistema varejista com força e poder de barganha em alimentos, não alimentos e serviços como "nunca antes na história deste país".  

 

As fusões, aquisições, multiparcerias, lançamentos de formatos e empreendimentos dos últimos anos diferem das do passado e envolvem decisões estratégicas que expandem os negócios em vez de confiná-los em seus limites originais. O movimento desta última sexta mostra que ecossistemas, da mesma forma que o universo, vivem em expansão contínua que criam novos horizontes para os negócios existentes.

 

Com o advento dos ecossitstemas varejistas fica cada vez mais difícil definir formatos. Drogarias tornam-se spas e espaços de bem-estar, supermercados compactos tornam-se  um formato de conveniência, lojas de vestuário absorvem o conceito de estilo de vida e passam a comercializar objetos de decoração e moda casa, hipermercados oferecem viagens, combustível, seguros, serviços médicos e produtos para o segmento luxo. Grandes varejistas dedicam mais esforços estratégicos aos negócios financeiros que à operação original, lojas de conveniência ampliam o espaço de alimentos e restaurantes abrem operações de conveniência.  

 

De todos os operadores, a britânica Tesco - um dos players globais de desconto - é a inspiração de muitos varejistas. Dê uma olhada no site www.tesco.com e tente enumerar as áreas de negócio. Você vai chegar à conclusão de que está diante de uma nação.

 

Leia também: Sobre desejos, segredos e impulsos

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss