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Por: | 02/12/2009

bfurtado@aliasite.com.br

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Este nosso mundinho repleto de perigos, ameaças, bactérias, frescuras e germes é um prato cheio para o surgimento de novos comportamentos. Há alguns anos, a Future Brand detectou uma tendência denominada Antídotos. De lá para cá, não param de surgir lançamentos de produtos cujo benefício fundamental não é sua própria finalidade (por exemplo, um batom que insira cor nos lábios), mas proteção ou diminuição da ação do meio sobre as pessoas (por exemplo, proteção solar no batom).

 

Cabem aqui incontáveis exemplos de produtos-escudo, como lâmpadas e velas antimosquitos e a tampinha inserida nas latas de cerveja para proteger os lábios contra a sujeira de armazenamento. Ou então sabonetes bactericidas, assento descartável para vasos sanitários e sapatinhos para que os cachorros não tragam para as casas vestígios do passeio nas ruas.

 

Cresce também um outro comportamento que seleciona as interações com a vida. Debaixo do mesmo sintoma estão: filtros para e-mails (não quero ter contato com todos), filtros de ar (não quero inspirar o mundo que vivo), máquinas para anular ruídos e a disseminação de uso de head phones para escutar música em ambientes de trabalho (não quero ouvir o som ou o barulho do mundo ou pior: não quero estar aqui). Ou ainda secretária eletrônica e o identificador de chamadas (não quero ter de falar com todos) são alguns exemplos de uma lista que só cresce de seleção de interações.

 

Muitos fatores explicam o comportamento seletivo e os antídotos: uma sociedade no limite da violência incitando a criação de mundos paralelos, o excesso de produtos, estímulos, sons, barulhos, interações desgastantes, alternativas, cobranças e pressões que criam fadiga de contato e medo do mundo.

 

Uma outra tendência que pede menos, menos, por favor. Coincidência. Será?

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