Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Cores em estratégia

Marketing

Por: | 29/11/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Cores possuem significados profundos e um poder de influência em consumo poderoso. Porém muitos espaços comerciais ignoram ou subestimam seu poder de atratividade, de envolvimento e de retenção de consumidores.  No design de varejo nada é de fato impune. Formas, cores, texturas, cheiros e sons emanam valores, sensações e criam desejos. Apesar de seus significados arquetípicos e culturais, cores podem ser reinterpretadas a partir de tendências em moda.

Por exemplo, o laranja e o amarelo - por muito tempo banidos do uso em ambientes, roupas e tecidos - tornaram-se cores contemporâneas com uso até em ambientes de tratamento como a clínica odontológica alemã que ilustra este post.  Contemporânea ou não, seus significados trazem sentido para o uso em ambiente médico.

Patrícia Duat, estudiosa de psicodinâmica das cores nos ensina que: "O amarelo é a mais clara cor dentro do espectro de cores quentes, trazendo consigo a esperança e a sensação de que tudo correrá bem. Transmite uma sensação de brilho, jovialidade, resplendor e alegria. É o som da brisa suave e promove a harmonia." Tudo a ver.

Para explorar melhor o significado e o poder de uma cor, tem sido recorrente o uso monocromático em ambientes comerciais. Espaços integralmente azuis, vermelhos, brancos ou verdes para citar algumas cores que inspiraram bares, restaurantes, hotéis e lojas monocromáticas ao redor do mundo. Ou seja, cor não é um tema tático. Integra o âmago da estratégia de negócios.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss