Cores possuem significados profundos e um poder de influência em consumo poderoso. Porém muitos espaços comerciais ignoram ou subestimam seu poder de atratividade, de envolvimento e de retenção de consumidores. No design de varejo nada é de fato impune. Formas, cores, texturas, cheiros e sons emanam valores, sensações e criam desejos. Apesar de seus significados arquetípicos e culturais, cores podem ser reinterpretadas a partir de tendências em moda.
Por exemplo, o laranja e o amarelo - por muito tempo banidos do uso em ambientes, roupas e tecidos - tornaram-se cores contemporâneas com uso até em ambientes de tratamento como a clínica odontológica alemã que ilustra este post. Contemporânea ou não, seus significados trazem sentido para o uso em ambiente médico.
Patrícia Duat, estudiosa de psicodinâmica das cores nos ensina que: "O amarelo é a mais clara cor dentro do espectro de cores quentes, trazendo consigo a esperança e a sensação de que tudo correrá bem. Transmite uma sensação de brilho, jovialidade, resplendor e alegria. É o som da brisa suave e promove a harmonia." Tudo a ver.
Para explorar melhor o significado e o poder de uma cor, tem sido recorrente o uso monocromático em ambientes comerciais. Espaços integralmente azuis, vermelhos, brancos ou verdes para citar algumas cores que inspiraram bares, restaurantes, hotéis e lojas monocromáticas ao redor do mundo. Ou seja, cor não é um tema tático. Integra o âmago da estratégia de negócios.
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