Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

TEDxSP -

Consciência

Por: | 19/11/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Não há como falar no que o Brasil tem a oferecer ao mundo, sem falar em pessoas criativas e estimuladas. Denis Russo, que foi durante muitos anos Diretor de Redação da Super Interessante, lembrou que temos duas coisas importantes: problemas e uma comunidade criativa. Estes dois fatores associados possibilitam um combustível poderoso para a movimentação da sociedade. Porém, para exercer esta criatividade em todo seu potencial precisamos de estímulos educacionais. Estímulos que ainda precisam ser aprimorados.

Maria Alice Setubal, do Centro para Educação e Cultura, relembrou que o formato defasado de educação que temos é um ponto de gargalo em nosso crescimento. Defasagem contornada por  Samara Werner, coordenadora do Núcleo Avançado em Educação, que utiliza soluções multimídias em salas de aula que contemplam games, redes sociais e todas as ferramentas tecnológicas contemporâneas que fazem parte de nossas vidas e que a maior parte das escolas mantém fora de seus muros.

A Sra. Adozinda Kuhlmann, educadora há 75 anos, trouxe a perspectiva do amor à educação. Aliás, amor foi uma palavra utilizada por muitos no evento. Amor ao próximo, amor ao país, amor ao planeta. Então, amor a si próprio, já que afeto e tudo o mais que fazemos, retorna para a gente. Amor. Esta é para mim uma das palavras-chave do evento.

Como também são chave para um Brasil relevante modelos de negócios responsáveis e sustentáveis como o projeto da Revista Sorria idealizado pela jornalista Roberta Faria para a Droga Raia e que já converteu R$ 2,5 milhões em doações para o GRAACC. Podemos fazer mais pelo mundo, mas precisamos de saúde ambiental e consciência como lembrou Paulo Saldiva, médico do Instituto do Coração da faculdade de medicina da USP e que dedica-se com afinco à saúde de São Paulo por meio de pesquisas que envolvem poluição e condições atmosféricas.

Atitude que deve começar por nós mesmo como lembrou Fabio Barbosa, Presidente do Grupo Santander Brasil, ao citar uma frase de Gandhi que também foi um dos recados do evento: "Nós temos que ser a mudança que queremos ver no mundo."

Educação, amor, consciência, engajamento, responsabilidade social, arte e cultura, inclusão, sustentabilidade, exemplo pessoal, cooperação, gentileza, generosidade. O TEDXSP mostrou por meio de seus conversadores que temos projetos magníficos. Precisamos conhecê-los, divulgá-los e reproduzí-los. Em suma, o que o Brasil tem ao oferecer ao mundo agora? Depois de ouvir quase 40 pessoas interessantes, fico com a frase de abertura de Helder Araujo, o brilhante organizador desta iniciativa: "todos nós e cada um de nós, somos o que o Brasil tem de melhor a oferecer."

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss