As micro-cidades | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

As micro-cidades

Brasil

Por: | 29/10/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

 

Nos Estados Unidos há muitos anos a classe média foge dos grandes centros para comunidades planejadas em sua vizinhança. São próximas o suficiente para que se possa trabalhar no grande centro, mas distantes para que o final de semana possa ser vivido de outra forma. Esta tendência é tão antiga que hoje muitas destas micro-cidades desenvolveram alternativas para conciliar trabalho e qualidade de vida sem que seja necessário sair da comunidade.  Hoje já existem lançamentos de cidades autônomas planejadas em locais isolados e distantes, sem qualquer dependência do grande centro.

 

Há alguns anos fenômeno similar acontece no Brasil inicialmente restrito ao estado de São Paulo. Porém a saturação com os grandes centros disseminou-se e projetos como Alphaville estão em outros estados brasileiros. Agora novas gerações de comunidades fechadas para a classe média e média alta incorporam o aprendizado de que com o tempo, quem opta por este estilo de vida, não quer mais sair de lá, nem para trabalhar. No entorno de Belo Horizonte por exemplo, o Vale dos Cristais inclui escolas, supermercados e estrutura de escritórios para aqueles que querem viver e trabalhar sem deixar de viver... Este é sem dúvida um negócio que irá mudar o perfil das cidades nos próximos anos.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss