Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Sobre Colaboração

Redes

Por: | 27/10/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Ontem participei do evento Good Ideas Salon promovido pela Mandalah (mandalah.com.br) em parceria com a empresa norte-americana PSFK(psfk.com). O evento teve como tema Colaboração e contou como expositores de conteúdo com: o turista profissional Ricardo Freire que contou a história de seu blog de viagens caracterizado pela participação de seus leitores em formato de co-autoria. Esta co-criação, o tornou curador do tema por divulgar outras fontes e seu entendimento de que o blog era coletivo criou a comunidade que o tornou uma rede própria colaborativa em turismo

Augusto de Franco - escritor, consultor e criador da Escola-de-Redes, espaço de investigação e experimentação sobre redes sociais. Augusto apresentou provocações instigantes de como as redes são a antítese da hierarquia, por oferecerem caminhos múltiplos, enquanto as hierarquias implicam em acessos únicos verticalizados. Parafraseando  Gandhi quando disse que a paz é o caminho para a paz,  Augusto  sinalizou que o caminho para uma sociedade colaborativa é a cooperação. Ou seja, se você não muda sua prática cooperativa, não vai conhecer a cooperação.

Marta Schonhorst - ex-atleta Olímpica, ex-treinadora das seleções brasileiras de ginástica rítmica e coach de desenvolvimento em recursos humanos relembrou que a colaboração é necessária e aprimora a prática esportiva, mesmo neste universo regulado pela competição. Por fim Ari Raynsford - doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo MIT, Engenheiro Naval e especialista em Visão Integral por estudar a fundo a obra de Ken Wilber. Ari trouxe a perspectiva de que rede sociais são potencialmente experiências evolutivas com maior consciência humana, por envolverem modalidades colaborativas.

Visões plurais sobre colaboração em redes que ensinaram que este tema é um dos mais relevantes desta época.  Fiquei pensando nas pessoas que colaboram e aprimoram este blog e o tornam melhor e mais instigante em função de seus comentários. Pessoas como  Adriana Favilla(Drix), Gleudo, Erica Oliveira, Paulo Pereira, Leonello, Tiago Fiamenghi, Julia Galvão, Meg Freitas, Carmen Diehl, Patrícia Câmara, Leo Bragança, Gustavo Santiago, Ulisses Zamboni, Gabriela Studart, Sito, Liliana Zayas, Tati B., Luiz Goes, Caio Camargo, Gilson Roberto, José Floriano Silva, Demóstenes Brito, Murilo, Allan Benedecti, Erica Bethiol, Joacy Medeiros, Bruno Souza, Josiane Paiva, Felipe Cardoso, Edmar Duarte, Denise Marques, Dezzi Krupahtz, Daniel Campos, Moisés Santos, Paulo Peres, Cado, Julia Machado, Geraldo Franca, Rodrigo Vassari, alguns dos co-autores deste blog que tem se mostrado mais presentes em estimular e aperfeiçoar este espaço de idéias. Gostaria que tivéssemos ainda mais interações, por meio de perguntas que podem ser temas de posts, reflexões solo dos leitores, comentários e estimulá-los a enviar posts para eventual publicação. Digo eventual, porque é necessário uma curadoria para avaliar se as reflexões são sinérgicas com a proposta do blog e com a do Mundo do Marketing. Enfim gostaria que este blog fosse uma experiência colaborativa de fato.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss