Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

A Era do "me too"

Marketing

Por: | 07/10/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Não existe nada mais tentador do que repetir-se. Fazer o que todos fazem, ao mesmo tempo, e em sintonia perfeita com as ocorrências existentes. Em tempos de alto nível de cobranças, nada mais seguro que sincronicidade competitiva.

 

De fato, vivemos a era do "me too". Profissionais e empresas preferem alinhar estratégias e ações ao setor de atuação de sua empresa a aventurar-se por caminhos nunca dantes navegados. Vai que não dá certo...

 

É paradoxal que seja  mais fácil justificar erros e falhas na repetição (ou falta de criatividade e de pensamento original) do que justificar a inovação. Ao analisar estratégias empresariais expressas em esforços de marketing, percebemos que todos os caminhos levam a Roma. Campanhas são veiculadas na mesma época, com linguagens muito similares e, muitas vezes, se você trocar a logomarca, não irá nem perceber a diferença.

 

Produtos idênticos são lançados por diferentes empresas, uma após a outra, ou a outra após a uma. Ações promocionais setoriais parecem ser variações sobre o mesmo tema e como muitos profissionais permanecem mono setoriais, pulando de uma empresa a outra em um mesmo ramo de atividade, levam consigo o aprendizado consolidado e devidamente engessado. 

 

De sua parte, empresas querem criar novos mercados, conquistar novos consumidores. Porém, desestimulam as estratégias e as idéias que levam à dissonância do eixo setorial. E assim acontece o que os grandes mestres de estratégia ensinam: novos mercados, novas oportunidades, novas riquezas são criadas por entrantes descompromissados com o status quo. E aí cabe a pergunta: quantas atividades de seu dia encaixam-se no "me too" de seu setor?

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss