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Tercerização de atributos

Marketing

Por: | 06/10/2009

bfurtado@aliasite.com.br

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Na última década surgiram muitas parcerias para o desenvolvimento de projetos orgânicos entre empresas de sucesso, em que uma empresta à outra seus atributos e diferenciais contidos em suas imagens de marca.

 

Não se tratam de ações promocionais corriqueiras, mas de projetos de envergadura que envolvem desde o desenvolvimento de produtos até a exposição conjunta na comunicação, na mídia e em ações de marketing.

 

Os esforços de co-branded migraram da mera aparição em ações de visibilidade para o desenvolvimento de projetos conjuntos em todos os aspectos.

 

 

 

Ao analisar os setores envolvidos, percebe-se que as marcas de moda tornaram-se parceiras preferenciais de projetos dos mais variados setores, como: o refrigerador Pla da Brastemp e as marcas Cavalera, Gilele Nasser e Iódice.

 

Ou então a marca de móveis e decoração Tok&Stok e Alexandre Herchcovitch; o desodorante Rexona Cristal e Gloria Coelho/Reinaldo Lourenço; O Boticário com Paulo von Poser e Gustavo Rosa; Alexandre Herchcovith e a marca de brigadeiros(!) Maria Brigadeiro, a marca de calçados Christian Loubotin e a Ladurée, a marca dos mais famosos macarons do planeta; o papel higiênico Neve e  Isabela Capeto; a marca Chiclets da Cadbury e o estilista Ronaldo Fraga, dentre outros, muitos outros.

 

Uma das mais tradicionais parcerias com o setor da moda envolve a Coca Cola Light. Agora em setembro mais uma edição de garrafinhas tematizadas foi lançada celebrando os desfiles na Semana da Moda de Milão e como apoio para as vítimas do terremoto na região de Abruzzo.

 

  

 

Marcas como Alberta Ferreti, Missoni, Versace, Blumarine, Fendi, Marni, Moschino participaram do projeto cedendo para a Coca o glamour de suas marcas e com o estilo por meio do design. Ao mesmo tempo em que cedem atributos se renovam pela aproximação com a sempre jovem Coca, que rejuvenesce a cada parceria deste tipo e por uma atitude de marca inquieta.

 

O fato é que o setor da moda, por ser o parceiro preferencial dos mais variados setores e marcas, desenvolveu nova unidade de negócio: a terceirização de seus atributos de glamour, estilo, design,  aspiração e contemporaneidade por meio de parcerias. Poderia cobrar a mais por isso.

Veja o site oficial da ação da Coca :  http://www.coca-cola.it/tribute_to_fashion/ via  Monica Ogawa.

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