Tamanho é documento ? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Tamanho é documento ?

Varejo

Por: | 29/09/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Nos últimos dez anos, as lojas tornaram-se maiores em função de diversos fatores: ampliação de categorias e profundidade do portfólio de produtos, introdução de serviços, adesão ao conceito de experiência de compra e para o formato de lojas especializadas, a migração para o auto-serviço.

 

O conceito de experiência de compra inseriu no varejo espaços e comodidades inexistentes há dez anos. Alguns exemplos: cafeterias, áreas de espera de acompanhantes, áreas para entretenimento de crianças, espaços de relaxamento com oferta de serviços como massagens e elementos do feng shui como fontes e jardins.

 

A adesão ao auto-serviço trouxe uma mudança profunda, à medida que o estoque deixou a retaguarda e integrou-se à área de vendas com ampliação do espaço ocupado para proporcionar uma exposição atrativa. Em muitos casos, as lojas especializadas triplicaram em relação ao tamanho que possuíam no início dos anos 90 e hoje vivem um processo de ajustes finos para encontrar seu tamanho ideal.

 

Para o segmento de alimentos e hipermercados, que vive o estágio maduro do auto-serviço, o aumento da amplitude e profundidade de categorias, aliado à introdução de não alimentos e a oferta de serviços, foram fatores mais determinantes para o expressivo incremento de áreas de lojas. Porém, nos últimos anos, o consumidor mostra sinais de cansaço em percorrer tanto espaço, e os números da ABRAS mostram as tendências: a participação dos supermercados compactos subiu refletindo a preferência pela praticidade e conveniência das lojas de vizinhança. Então redução de tempo de compra tornou-se diferencial competitivo e o tal do documento do título deste post.

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss