Neoconsumidores | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Neoconsumidores

Pesquisa

Por: | 16/09/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Divulgado estudo realizado pela Consultoria Gouvêa de Souza em parceria com o Ebeltof - International Retail Experts, sobre o perfil do neoconsumidor, tendências de consumo e o comportamento de compra nos setores: Alimentação, Eletrônicos, Vestuário e Beleza. O projeto foi realizado online em 11 países totalizando 5.500 entrevistas somadas a um trabalho de campo no Brasil com 500 entrevistas em São Paulo, Recife e Porto Alegre. Veja detalhes da amostra no quadro.

 

 

Os idealizadores pretendem realizar o estudo a cada dois anos para acompanhar as mudanças de consumo em tempos multicanais. Na definição do estudo, o Neoconsumidor é aquele que além da loja física, tem acesso a diversos canais, inclusive aos canais digitais - internet, celular e TV interativa. Possui acesso global às informações e com isso possui ferramentas para fazer comparações e pesquisas.  

 

Algumas conclusões sobre os neoconsumidores brasileiros:

- 92% fazem compras pela internet;

- 73% utilizam sites especializados para fazer comparações de preços;

- 53% ficam desapontados se suas lojas preferidas não vendem pela internet;

- O varejo não loja cresce na razão do PIB;

- O Brasil é o país com maior receptividade a propaganda pelo celular.

- Quanto mais maduro o país e o consumidor, mais o consumo é multicanal;

- Ao se tornar mais maduro, o consumidor passa a demandar alternativas digitais como a internet e o celular e se torna mais crítico, racional e exigente;

- Ao comparar preços, o consumidor exacerba um comportamento de querer mais por menos, provocando um efeito econômico e reduzindo a rentabilidade das empresas.

O estudo será divulgado na íntegra na semana que vem em São Paulo no 12o Fórum de Varejo da América Latina.

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss