Tempos Voláteis, Posse Efêmera | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Tempos Voláteis, Posse Efêmera

Marketing

Por: | 25/08/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

O aluguel de bens vem mostrando-se uma prática transversal. Chegou para ficar nos mais variados setores: bolsas de grife, paisagismo, móveis, roupas de bebê e por que não uma Ferrari? A empresa inglesa Stop Gap Sofas, oferece aluguel de sofás por períodos mínimos de três semanas. A idéia do negócio é atender pessoas que estão vivendo uma fase de mudanças em suas vidas ou que desejam renovar o ambiente criando uma decoração temporária.

 

Na Alemanha, a Lüette Leihen aluga kits de roupas de bebê por uma taxa mensal que varia entre 17 e 26 euros. Quando o bebê cresce, a empresa disponibiliza um kit de tamanho maior que inclui todas as peças necessárias nessa fase da criança. Pensando com lógica, esse negócio é um achado. Comprar roupas para bebês não é razoável. A perda em função do crescimento é muito rápida e peças praticamente novas são descartadas ou guardadas para os próximos filhos. Já a Rent a Garden, na Holanda, aluga jardins, plantas e adereços para casas ou apartamentos com as mais variadas finalidades: embelezar uma casa para vendê-la com mais facilidade, modificar ambientes para diminuir o tédio com uma decoração vencida, impressionar uma visita e por aí vai.

 

É interessante observar as diferentes motivações que vitaminam o crescimento da posse temporária. Em algumas categorias, em função do desejo de novidade, como é o caso das bolsas de grifes. Já em outras, o que impulsiona é a praticidade e a racionalização de recursos, como é o caso das roupas de bebê. Independemente das diferentes motivações, essas empresas possuem em comum a sintonia com as mudanças contemporâneas, que inserem a efervescência como um valor dos nossos tempos. Há muitas categorias que podem entrar para o rol do aluguel, já que nossa relação com a posse está em franca revisão. Se você não pode comprar uma Ferrari, pode alugar. De repente, tudo se torna possível.

Leia também:

O Desejo de Escassez e  Menos de Mais

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss