Marcas Eternas em Berlim | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Conexão Paris

Marcas Eternas em Berlim

Por: | 16/08/2010

stella@slegnani.com.br

Compartilhe

Certamente quando você viu a chamada deve ter pensado em marcas&produto. Mas neste post eu me refiro a outras marcas - aquelas que se tornam símbolos e entram para a memória nos fazendo aprender, repensar, redirecionar, ensinar, criar o novo. Berlim intriga. O novo oferece à cidade não somente um ar de liberdade, evasão, espaço, mas acima de tudo de tolerância e de possibilidades... Valores extremamente reprimidos durante décadas.
Berlim de certa forma apagou o passado e resolveu se "reposicionar". Se reeditou, soube abrir-se ao novo preservando as duras lições em souvenires espalhados pela cidade.
Berlim se projetou com grande dignidade em direção ao futuro.
Caminhar por  suas largas avenidas,  observar seus prédios modernos  e monumentos é um convite a voltar na história e imaginar a época de guerra, da destruição, da reconstrução...
acima fonte que representa o mundo
É o caso da igreja "souvenir" Gedächtniskirche, conhecida como "dente quebrado", e  único monumento que permanece intacto depois dos bombardeiro de 1942-45. As ruínas falam por si .
 
No coração de Berlim, você também encontra o Memorial aos Judeus - Uma prova de reconhecimento pelos acontecimenos durante a guerra. São blocos  de concreto negros,  todos em tamanhos diferentes, alinhados. Simples e comovente. No subsolo, um museu faz  homenagem aos judeus que perderam a vida nesta época. Este memorial ao Holocausto, cuja construção foi controversa, atraiu, e atrai ainda hoje, milhões de visitantes de todo o mundo.
Sentar em um café, no antigo bairro judeu da cidade, hoje transformado em bairro alternativo, e poder apreciar que um lugar de terror foi adotado por jovens e artistas e amantes da arte undergroud como local de pura liberdade de expressão. (Conheci um bar chamado Weinerei que você pode beber o que quiser, petiscar o que quiser, na quantidade que quiser e na hora de pagar, você coloca numa latinha a contribuição que você quiser. Se for 80 ou 10 euros  - tudo bem - ninguém vai te olhar com cara feia...) isso poderíamos chamar de sociabilizar, dividir, usar o bom senso entre tantas outras coisas.
Você consegue imaginar que em uma manhã qualquer, mais precisamente de 3 de agosto de 1961, depois de todo o sofrimento de uma guerra, os berlinenses acordam com uma visão de terror?  Uma rede de arame farpado separa agora os setores ocidental e soviético. A operação "Muralha da China", criada por Walter Ulbricht e Erich Honecker, visa conter o êxodo de cidadãos da RDA para a RFA. Nesta madrugada, cerca de 25 mil militares se colocam na fronteira e 42km de muro são construídos. Parece incrível que este muro dure quase 30 anos e que somente em novembro 1989, tão recentemente, essa marca foi destruída, levando a vida de 100 pessoas que tentaram passar para o outro lado... Ainda se sente o impacto ao ver os restos do muro, bem como nos faz refletir profundamente sobre liberdade, poder e medo.
Do lado Oeste, o muro é coberto de tags, grafites, desenhos, reivindicações, mensagens de revolta. No lado Leste, é imaculadamente branco... para facilitar o trabalho dos Vopos em caso de tentativa de fuga...

Fiquei realmente fascinada por esta cidade. Berlim é testemunha viva de transformações espetaculares. Foi marcada e se remarcou.
Mudar é possível sempre.

Comentários

Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss