Os Portais de Santiago de Compostela | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Conexão Paris

Os Portais de Santiago de Compostela

Por: | 29/07/2010

stella@slegnani.com.br

Compartilhe

 

Christina Oiticica, Paulo Coelho e Romero Britto - Os Portais

Estou na Espanha, mais precisamente na Galícia. Mais uma vez tive uma oportunidade ímpar: passar alguns dias na mítica cidade de Santiago de Compostela, acompanhar a exposição de três grandes artistas e fazer uma entrevista exclusiva com um deles. Tudo numa data especial: o ano Santo XACOBEO, ocasião que ocorre somente quando o dia 25 de julho, dia do Apóstolo Santiago, coincide com um domingo.
 
O portal mágico de Santiago de Compostela
Para esta data tão especial, dois grandes artistas contemporâneos e um escritor resolveram fazer uma homenagem à cidade mágica - Christina Oiticica, Paulo Coelho e Romero Britto  - iluminaram  Santiago junto a milhares de peregrinos com  a exposição " Os Portais". 

Meu dia começa percorrendo sem destino as ruelas desta cidade cheia de
história e mistério. É cedo e a cidade ainda adormecida mistura o cheiro de tostadas e ar fresco matinal, quase frio. Preciso encontrar a praça principal, onde fica o Hotel e local onde também acontece a exposição.
 

 

Sem muitos problemas me dirijo para a Praça do Obradoiro, local onde fica a Catedral e o Parador "Hostal dos Reis Católicos". A beleza é de tocar a alma. Penso que somente este pequeno espetáculo já faz valer a pena a viagem.
 
 
 
Como em um grande museu a céu aberto, aprecio sem pressa a fachada renascentista do hotel. Construído em 1499 pelos reis católicos, o local funcionava como hospital e foi um dos primeiros paradores a acolher os numerosos peregrinos à caminho de Santiago. Provavelmente um dos hotéis mais antigos do mundo, o Parador é como uma obra de arte a ser apreciada sem pressa.
 
Passo o primeiro "portal" e sou levada por corredores de linhas góticas, renascentistas e barrocas que misturam com harmonia história, arte e tradição. Depois de me perder em um dos seus claustros, encontro o local da exposição. Deparo-me com o belo.
 
 
Percebo rapidamente a ligação entre o local e Os Portais. São 24 telas que se misturam entre portas, janelas e arcos, como se fizessem parte do ambiente. O contraste entre o antigo e o moderno, o religioso, o movimento, a força das palavras, a tranquilidade, as cores que transitam entre suavidade e energia dão uma visão contemporânea, que corresponde a uma mentalidade atual, mas também reverenciam a importância e a história do local.
 
 
 
  
Nas telas estão impressas a feminilidade e a suavidade dos traços de Christina, as cores e as formas vibrantes de Romero e as palavras sábias de Paulo. Percorro o espaço apreciando as obras que hipnotizam.
   
 
 
 
 
 
Christina com seu sorriso cativante é a primeira pessoa que encontro. 
 
 
Ela explica que "a exposição se chama Os Portais, pois portal faz parte de um rito de passagem, como o próprio Caminho de Santiago. O caminho é cheio deles: o da Glória, quando chegamos à Santiago; a Porta Santa, aberta apenas durante o Ano Santo; o Portal do Perdão, em Villafranca del Bierzo;  os cem portais de Eunate... Todos têm um significado especial e o local da exposição também é cheio de portais. Como a própria vida, que tem portais que não vemos."
  
A agenda de ambos é repleta de compromissos, Paulo e Christina recebem jornalistas, dão muitas entrevistas.
 
 
 
A cidade está linda, cheia de peregrinos vindos do mundo todo para a comemoração. Percorro um caminho entre longos corredores e salas de recepção, acompanhando os passos do escritor que faz um documentário para a televisão alemã. Da sacada, com uma vista para a emblemática praça, Paulo observa o movimento que se inicia. 
 
 
 
 
 
 
Pausa. Logo, a chegada de Romero faz mais um momento de alegria. Meu almoço com Romero Britto durou quase duas horas, entre entrevista e troca de informações, compreendo de onde surgem todas as obras alegres do artista. Sua visão é leve, colorida, divertida como seu trabalho. Katherine, sua assistente, compartilha da mesma boa energia.
 
 
 
Enquanto isso, a cidade, que há poucas horas parecia adormecida, já não é mais a mesma e entra em festa.
 
 
 
No fim da tarde, um coquetel com presenças célebres como Manuel Fraga e Sánchez Bugallo inicia a comemoração desta data tão importante.
 
 
 
Orietta (em azul), amiga especial e companheira de viagem em Kumano, no Japão
 
 

Os momentos de surpresa continuam e somos levados a uma bela capela de arcos góticos dentro do próprio hotel, onde um jantar medieval é servido. O encantamento parece fazer parte da noite.
 
 
 
No dia 24, os preparativos para a grande noite de comemoração iniciam cedo. Na presença do Rei Juan Carlos I e da Rainha Sofia, milhares de pessoas presenciam  um dos mais belos espetáculo da Espanha. No Hotel, Christina e Paulo, prontos para mais este momento especial.  
 
 
Romero oferete um quadro de Christina e Paulo, lindo!
 
 
A queima de fogos em homenagem à Santiago de Compostela é de tirar o fôlego. Entre luzes, sons e imagens, desfila sobre a Catedral a história  da peregrinação e deixa o  público silencioso.
Um momento de reflexão e amor.
 
 
 
 
 
 
 
No dia 25, a tradicional missa na Catedral que foi instaurada por Felipe IV em 1643 é seguida por milhares de fiéis.
 
 
 
O rei faz um discurso tocante onde pede ao Apostolo Santiago que ilumine as autoridades do mundo e os milhares de peregrinos em uma oração de paz e solidariedade.
 
 
Depois da missa percorro as ruelas de Santiago com os olhos e a alma diferentes. Meu caminho talvez nunca mais seja o mesmo.
 

Comentários

Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss