Petit Plus Japonês | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Conexão Paris

Petit Plus Japonês

Por: | 19/12/2009

stella@slegnani.com.br

Compartilhe

Escrevi alguns posts onde falos dos "petit plus" de lugares em Paris e na Tailândia. Agora no Japão também recebi alguns mimos que me impressionaram. Um deles faz parte da tradição, porém para mim foi o suficiente para que me fizesse voltar sempre ao mesmo lugar na hora de comprar qualquer bobagem para comer, mesmo que houvesse outros lugares bem mais próximos. Foi em um mini mercado, onde se pode comprar um pouco de tudo, na pequena cidade de Kumano.

Procurava algo para comer. Sem entender nada, escolhi pelo desenho e pela embalagem. Na hora de pagar, tudo ok. Mesmo que a simpática senhora falasse somente japonês, nada de problemas entre olhar o número da caixa e dar uma nota equivalente. Olhei, paguei. O problema é que ela falava sem parar algo que eu não entendia e se negava sorridente a me dar o meu pacote de salgado, com um prato na mão. Eu, sem graça, sorria. Ela, gesticulando, insistia. Então colocou na minha frente o prato de porcelana branco. Sem hesitar pensei: "ah! é gorjeta!" - e estendi mais alguns yens. Ela negou com a cabeça, colocou o prato dentro da sacola e me entregou. Insistiu e resolvi ir embora mesmo sem bem entender. Um prato de presente?
No hotel tive a tradução. Como limpeza, higiene e tradições são extremamente respeitadas no Japão, comer assim, diretamente no pacote não é a melhor opção. A senhora logo viu que eu não era local, me perguntava se eu tinha algo onde eu pudesse colocar meu "chips", até que decidiu me presentear com um. Coisas do Japão.
Achei muito sensível e voltei muitas vezes no mesmo local, onde trocamos sorrisos cúmplices a cada compra. Logicamente vou guardar o prato para o resto da vida. Mais uma história simples em que o cliente é convencido pela delicadeza. Só fico pensando se ela me visse comendo hotdog na rua...

Comentários

Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss