Merchandising de Natal em Paris | Mundo do Marketing

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Merchandising de Natal em Paris

Por: | 19/11/2009

stella@slegnani.com.br

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Se existe algo que adoro em Paris, são as vitrines e seu o merchandising impecável. Eu fiquei um ano inteiro me dedicando na montagem de projetos de merchandising durante meu mestrado e aprendi muito, sobretudo que esse forte meio de comunicação é também um excelente balizador de vendas, de persuasão, de imagem da marca e de números... Em outro momento podemos voltar a falar mais do assunto...
 
Como vitrines aqui é algo seríssimo - fazer parte da equipe de criação e direção de arte de merchadising é tão disputado e valorizado como ser estilista de uma grande marca -  eu não poderia deixar de falar sobre as minhas vitrines  preferidas de Paris... as vitrines da Printemps Haussman.Um trabalho longo, neste caso, depois de quase dois anos de projeto, finalmente as vitrines de Natal foram desvendadas na última semana.
 
Não é preciso dizer que vitrines aqui fazem parte de mais uma "atração turística em Paris".
Este ano, 11 vitrines da Printemps (sete fixas e quatro animadas) foram realizadas inspiradas no tema "Natal Russo". Descobri o resultado na semana passada, quando fui ao espetáculo de inauguração, com direito a fogos de artifício,  petit coctail para imprensa e convidados, a presença da modelo russa  Natalia Vodianova, o novo catálogo-revista e belas recepcionistas todas usando trajes típico russos...
 
As vitrines, fachada e janelas da Printemps Haussmann foram decoradas em rosa, vermelho e preto, utilizando vários elementos do folclore russo, como cavalos bordados e  bonecas típicas, apropriando-se da aparência eslava tradicional e de uma visão contemporânea combinando a opulência e a fantasia do Natal. Três estilistas foram convidados a contribuir para esta viagem às margens do Volga: a Maison Chanel, John Galliano e Victoire de Castellane para Dior. Os três criaram personagens exclusivos para animação das vitrines da Printemps Haussmann. E não preciso dizer que existe uma fila de baixinhos e grandinhos que voltam a sonhar olhando toda a beleza e luxo dessa animação.  
As minhas preferidas? As duas feitas pela Maison Chanel: uma homenagem à princesa Nadezhda (uma grande amiga de Coco Chanel) usando um vestido em miniatura, réplicas do último desfile "Paris Moscou" e até mesmo a calcinha da boneca com a assinatura da marca. Princesas russas brincam de esconde-esconde com matrioshkas animados. A segunda, uma vitrine mágica azul, onde vários dançarinos tocam e dançam,  inspirados na imagem do Grand Duque Dimitri, um dos amores da vida de Mademoiselle Chanel. 
Creio que é uma bela inspiração para que nossos profissionais no Brasil comecem a repensar no merchandising como fator primordial da comunicação.
O belo espetáculo de som e luz deverá se repetir até o dia 21 de novembro, às 18h, 19h, 20h e 21h.
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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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