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Novos argumentos de sedução II

Por: | 30/10/2009

stella@slegnani.com.br

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Algumas araras, prateleiras, provadores e um caixa...
Aparentemente, isso não é mais suficiente para vender.
Hoje, de Nova York a Tóquio, passando pela França, Londres ou Berlim um vento de criatividade louca sopra em direção às lojas. Metamorfoseadas, travestidas, às vezes até completamente fora dos parâmetros, as novas boutiques contam com ideias engenhosas, às vezes exageradas, para conquistar o cliente pela diferença.  
As razões para essa explosão de novos conceitos? O cansaço de comprar o excessivo, a implantação de compras via Internet, alterconsumidores em movimento (locavores*, ecologistas...) e claro, o colapso da crise financeira nos últimos tempos, que fez o comércio tomar alguns golpes do marketing tradicional.
Diante de clientes desiludidos, surge a obrigação de uma abordagem mais original.
 
E se pensamos que isso atinge somente as marcas de luxo/entrada de gama... Engano! É aí que fica interessante: todas as estruturas parecem terem sido contaminadas, inclusive a dimensão humana.
 
E creio que é muito inteligente e revigorante essa criatividade no mundo esclerosado do shopping. Logicamente às vezes nem tanto... Em todo caso, são as novas vias em direção à nossa CB... disso não podemos esquecer... Continuamos nosso passeio?
 
As Boutiques-BUS
 
E se algumas lojas se inspiram em caminhões de pizza?
Elas ganharam mobilidade para circular em direção ao cliente, e podem agora vir diretamente ao nosso encontro, não o contrário.
Puma compreendeu logo isso e se lançou na aventura "Puma Unidade Móvel", uma loja de ferro ondulado vermelho que desfila em eventos, noites VIP ou com a maior cara de pau estaciona ao lado de outras marcas esportivas...
 
Nike criou loja-van, enquanto Uniqlo (marca japonesa, nova queridinha de Paris) se move em containers coloridos. Na Inglaterra, a London Fashion Bus, que tem seu showroom de jovens designers sobre rodas, é a nova paixão dos fashionistas. Economia de tempo, ela nos procura e não precisamos mais de um GPS para localizar nossa loja favorita…
 
 
 
 
  
 
 
 
locavores*: um novo conceito que começa a tomar força onde os consumidores compram  somente produtos produzidos a um raio de 160km de distância de sua residência. Para eles, uma maçã "Bio" que atravessa centenas de km e polui no transporte, não é mais um produto BIO.
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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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