Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Conexão Paris

O Marketing dos Castelos

Por: | 14/10/2009

stella@slegnani.com.br

Compartilhe

Castelos aqui na França são tão populares como roda de samba no Brasil, basta andar um pouquinho e você encontra um.
O governo ajuda a manter este importante patrimônio, mas a verdadeira fonte da receita, se dá  através da visitação pública. Para seduzir o visitantes, as estratégias de marketing são cada vez mais presentes.
Visitei recentemente três diferentes propostas que exponho esta semana. Em dados reais, o Castelo de Versailles, que já é um dos mais visitados da França, aumentou 20% de sua receita depois que adotou uma nova estratégia: tecnologia + exposições contemporâneas.
No ano passado, a exposição do americano Jeff Koons, levou um milhão de pessoas a descobrir Versailles sob outra perspectiva. Desta vez, o artista lyonês Xavier Veilhan é o novo convidado para colocar em cena suas criações no perfeito quadro de Luis XIV. E a inovadora proposta do castelo vai além. Em parceria com a empresa Orange, é possível descobrir Versailles de forma interativa: via iPhone.
 
Basta se inscrever via internet e, em alguns minutos, receber por email a confirmação da data da visita, senha etc. Na entrada do castelo, você recebe seu novo "guia", um IPHONE. A partir desse momento, o percurso é todo monitorado pela tela do telefone bem como as descrições dos locais que você percorre. 
 
Você pode optar pela visita na versão clássica, onde o percurso é proposto num senso direcionado ou a versão intuitiva, onde é você que define seu caminho. Para que você não fique olhando para o iPhone durante o percusro, a cada passagem importante ele vibra e faz a descrição do local ou obra (como um GPS).
 
(eu escutando o comentario no Iphone)
O "Petit plus" deste novo aplicativo: você pode utilizar o iPhone  fazendo fotos e escrever seus próprios comentários. Na saída, elas são enviadas diretamente para seu email, onde você terá acesso não só a imagens e registros sonoros de sua visita, mas também a um gráfico que permite visualizar todo o caminho percorrido. Fantástico não?  
Até setembro de 2010 todos os telefones Orange poderão usar o aplicativo. Uma nova maneira de democratizar informação e cultura...
Comentários

Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss