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Anti Crise: As inovações dos Hiper mercados

Por: | 10/09/2009

stella@slegnani.com.br

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Para finalizar nosso dossiê anti crise, exemplifico algumas das novidades que os hipermercados na França começam a aplicar. Ainda em fase inicial não posso dar a minha opinião sobre estes, mas afirmo que sou usuária fiel da rede Simply, justamente pelo fato que sou eu mesma que passo as minhas compras no leitor de pagamento, o que me agiliza a vida em tempo e autonomia.

De carrinho de compras com GPS, pagamento com telefone celular no caixa, as grandes empresas se utilizam novas tecnologias para reduzir custos, diminuir filas de espera e fidelizar clientes.
Gostaria de lembrar que a grande distribuição é sempre "o motor" de arranque de estratégia para vários segmentos de mercado. Durante o meu mestrado em marketing, por exemplo, antes de aplicarmos qualquer estratégia para o luxo, sempre analisávamos as estratégias da macro distribuição, fonte de "inspiração e análise" fundamental para evitar futuros erros nos planos de ação e garantir o sucesso dos mesmos.
O que existe de novo hoje na França:
Apresentações interativas no super FRANPRIX
Se etiquetas eletrônicas já são presença habitual na rede de supermercados, agora, através da tecnologia RDID, 300 super Franprix, SFR e Fnac estão utilizando essa nova tecnologia. Nas prateleiras interativas os produtos podem ser identificados via ondas de radio. Quando o cliente pega na mão um produto, sobre uma mini tela aparece a descrição precisa deste e se  ele pegar na mãos dois artigos, automaticamente, um quadro comparativo surge onde ele pode visualizar detalhes sobre os mesmos bem como acessar as promoções ligadas a cada um deles e decidir o que lhe agrada mais.
Hiper Drive
Auchan implanta o hyper drive. O principio simples, você encomenda pela internet e depois é só passar para buscar no hipermercado, onde você apenas abre o porta malas e coloca as compras como qualquer outro sistema de drive.
Carrinhos equipados de um "assistente personal"
Com instalação prevista até o fim deste ano, os carrinhos "GPS" indicarão o caminho dos produtos e promoções associadas aos mesmos. Basta você passar o seu cartão de cliente que tem na memória os principais produtos que você compra bem como sugestões ligadas aos produtos que você procura.
Outro exemplo neste video do Carrefour:
Pagamento via telefeone celular
Nokia, Samsung e LG lançam um celular com tecnologia NFC, onde basta passar o telefone na frente ao terminal de pagamento adaptado e pronto! Suas compras são automaticamente debitadas na sua fatura, (com código a digitar para usuários de fatura limitados a 20 euros). Testado já em Nice, Strasbourgo e Caen a nova tecnologia deverá estar implantada em toda a França entre 2010/11.
Balanças que identificam os produtos
Se cada vez que coloco o meu produto na balança fico horas procurando a foto que identifica o mesmo para pesar e fico morrendo de vergonha dos clientes que estão atrás de mim a espera... Agora felizmente, esse pesadelo vai acabar! Até o fim do ano milhares de balanças fabricadas pela alemã Mettler Toledo, desembarcam na França. Dotadas de uma câmera de vídeo, elas analisam a forma, a cor e a textura do produto e enviam para a etiqueta em alguns segundos.
Espelho inteligente para testar a maquiagem
Instalado nos corredores e junto a gôndolas de cosméticos o espelho mágico da EZface, permite de experimentar virtualmente a maquiagem. Uma câmera fotografa a cliente e em seguida ela faz um scanner do produto que você escolheu (um batom por exemplo) e aplica na tela para ela ver se este lhe convém. A empresa L´oréal já testa o mesmo nos hyper americanos Walmart.
Consultor Virtual
Instalado em 200 lojas do Carrefour, o cliente já pode discutir virtualmente com um assistente virtual presente em telas dispostas em cada setor junto às prateleiras. O consultor virtual deve  ajudar indecisos na escolha de produtos como  alimentos  e vinhos (a consulta é com nutricionistas e enólogos).
      Assistente do Shopping Móvel, que naturalmente é capaz de fornecer todos informações sobre o produto que você está procurando, mas também o acompanha na gestão da sua dieta e saúde, por exemplo.
      Os cartazes promocionais interativos
      Solo interativo
      O Reverse Vending Machine (para produtos em reciclagem calcular o seu bônus
      A atmosfera mais realista: para o peixes, frutas e verduras.
 
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Biografia

Stella Pelissari é formada em Moda e Jornalismo, tem pós-graduação em Moda e Comunicação e Mestrado em Management Fashion em Business.

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