P&G valoriza a comunicação emocional com clientes | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Cannes Lions

P&G valoriza a comunicação emocional com clientes

Comerciais fazem muita gente chorar em Cannes

Por: | 23/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

No passado, não muito distante, quando queríamos apontar uma pessoa emotiva, dizíamos que ela era capaz de chorar até em comercial de margarina. Hoje em dia, não é nada incomum chorar em comercial de margarina, absorvente, lâmina de barbear, xampu e fralda de criança.

Essa evolução foi mostrada com clareza hoje na palestra de Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G, aqui em Cannes, a melhor desse sexto dia do festival. O conteúdo da apresentação não trouxe nada de novo. Pritchard aproveitou a ocasião para ainda acariciar o ego das agências, produtoras e empresas de tecnologia, ressaltando a importância do trabalho conjunto para obtenção de criatividade efetiva. Mas o ponto alto foi mesmo os filmes, alguns deles inéditos, exibidos na tela do Lumière, o maior dos auditórios do festival.

Detalhe: é muito difícil resistir à emoção e ao ver a coleção dos novos trabalhos da P&G, boa parte da plateia fica com os olhos cheios d'água. Campanhas como as das Olimpíadas do Rio, que mostrou como os melhores atletas ganharam confiança por meio da força de suas mães, (thank you Mom), de Always, que criou emojis femininos com base em sugestões de meninas adolescentes (like a girl), de Ariel, que estimulou os maridos a dividirem as tarefas domésticas com suas esposas (share the load), de Gilette, que convidou filhos a confiar mais nos conselhos de seus pais do que nos da Internet  (ask your dad), de SK-II, que fez uma campanha contra a discriminação e pressão que sofriam as mulheres ainda solteiras na China (#changedestiny) e de Pantene, que estimula a interação dos pais com suas filhas para (Dad-Do) são simplesmente lindas. Aliás, Pritchard começou a palestra disposto mesmo a emocionar, ao exibir o vídeo de Pampers sobre os primeiros momentos em família de um bebê (baby firts). 

Veja aqui e resista se for capaz: 

Verdade que esse movimento não começou agora. Mas ainda vale a reflexão, em especial para o mercado brasileiro: quando propaganda de sabão em pó não é mais feita para dizer que a marca lava mais branco e sim para dar um nó na garganta do consumidor é sinal de que, definitivamente, os tempos são outros e a publicidade não é mais o que era antigamente.

Comentários

Biografia

Cobertura da 63º edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece de 18 a 25 de junho de 2016. Os conteúdos são produzidos pelos correspondentes Luiz Alberto Marinho e Patrícia Marinho, que apresentam os insights apontados durante os seminários no evento.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss