Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Blog da Redação

10 propagandas para lembrar a infância

Anos de 1980 e 1990 inspiram marcas até hoje

Por: | 11/10/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A aproximação do Dia das Crianças faz com que nós, adultos, passemos por alguns momentos de nostalgia. Afinal, não parece ter muito tempo que podíamos brincar na rua e ir pra casa em horário certo para assistir nosso desenho animado preferido. Nos intervalos, tínhamos as propagandas que marcaram época - Caloi, Sadia, Vinólia, Kolynos e Chambinho são algumas delas.

Tudo tinha um sabor e cor diferentes. E isso não apenas na visão de uma criança. O Marketing viveu nos anos de 1980 uma de suas fases mais permissivas de atuação, após o período da ditadura. A liberdade de poder comunicar as novidades mais livremente nos canais foi ao encontro de diversos lançamentos, mesmo sendo um período econômico ainda difícil para o Brasil. Na sequência, os anos de 1990 trouxeram produtos mais voltados à chegada da tecnologia para a grande massa.

Para as crianças, Kinder Ovo, McLanche Feliz e coleções de miniaturas da Coca-Cola passaram a ser uma frequente nos momentos de compra. Ao mesmo tempo, é nessa época que as pessoas passam a correr para os shoppings e as campanhas ganham ares cada vez mais inteligentes de persuasão que não tão diretos como um "compre Batom". Navegando pelo Mundo do Marketing é possível verificar e analisar o quanto as campanhas vem evoluindo e se apossando do uso das tecnologias para entrar na vida do consumidor.

A questão é que mais e mais marcas e empresas apostam na nostalgia para conquistar clientes, investem em produtos novos que mantenham características antigas ou em produtos antigos em perfeito estado de conservação. A iniciativa é válida e aparece com mais força em momentos difíceis - políticos, econômicos ou culturais. Nos últimos anos tivemos a volta do Ki-Suco, Dadinho e Mirabel, no entanto, mais do que resgatar esses produtos é preciso analisar o que eles e outros deixaram de lição no mercado e o que representaram para sua época.

Veja abaixo 10 campanhas que te farão voltar no tempo e avaliar como atuava o Marketing.

1 - Nescafé
Se hoje existem diversas variações de café e o capsulado passou a estar inserido na casa do consumidor, antigamente o café solúvel era uma das inovações mais atraentes. A embalagem com tampa metalizada era tida como exclusiva e criava um diferencial competitivo. Apesar de tantas transformações no setor, o encontro de pessoas para apreciar a bebida continua sendo o mote de muitas ações. Inclusive da própria Nestlé - hoje Nespresso é símbolo de requinte. What else?

2 - Estrela
O que diriam as crianças da geração Alpha diante de um pintinho que apenas pia e "já vem com pilha"? Apesar da simplicidade, esse foi um dos brinquedos mais vendidos da época. Hoje ele seria facilmente substituído pela Galinha Pintadinha.

3 - Nescau
O nome em azul ganhou contornos mais modernos e versões 2.0, 3.0 e Power. A tampa de metal foi substituída pela de plástico e o contorno da embalagem remete a uma questão de movimento, mas a proposta de ser o achocolatado que dá energia permanece na essência da marca. Além da versão pó, o produto ganhou uma extensão que inclui bebida pronta, cereal, ball, biscoito e granola.

4 - Chocolate Surpresa
Na compra de um chocolate, ganhe um card. Essa era a premissa do Chocolate Surpresa que marcou a infância de muitas pessoas e deixou saudade quando foi descontinuado em torno do ano 2000. O formato dos bichos no doce é lembrado por muitos até hoje. Na Páscoa de 2017, a Nestlé trouxe o produto de volta, em um apelo nostálgico, no formato de ovo de páscoa.

5 - Biotônico Fontoura
Esse marcou mais de uma geração. Criado em 1910, o produto era um estimulante de apetite para crianças. As campanhas de Marketing eram desde a mais simples, como uma propaganda em revista da época até às propagandas para TV que traziam até mesmo Sandy&Junior como garotos propaganda.

6 - Frutilly
O mercado de sorvetes passou por uma explosão nos anos de 1990 com a criação de diversos sabores e formatos. Um deles foi o Frutilly, um picolé de fruta com recheio de baunilha e que tinha um palito de plástico que poderia se transformar em brinquedo. Mais um da série de artigos colecionáveis que a indústria passou a oferecer. O produto continua sendo fabricado, mas sem tantas variações de sabor como outrora.

7 - Crush
Muito antes de Crush ser a paixão súbita por alguém, um refrigerante já dominava a mente dos jovens. Tradicionalmente de laranja, a bebida ganhou uma versão de uva antes de ser descontinuada pela Cadbury Schweppes. Fora do país o refrigerante continua sendo vendido.

8 - Toddy
Assim como o Nescau, o Toddy passou por muitas mudanças ao longo do tempo, mas sua essência de sabor segue sendo a premissa da marca. O achocolatado ganhou versões Caramelo e Light, uma versão com sabores do Mundo, além de extensão com cookies, biscoito e bebida pronta. A embalagem, apesar de ter se tornado mais reta, ainda remete ao que foi no passado, com a diferença do rótulo mais moderno e com conceito jovem.

9 - Lollo
O chocolate fofinho, que tinha até um famoso samba como jingle, virou Milkybar em 1992. Mesmo mantendo o sabor e textura, muitos foram os pedidos para que a marca original voltasse. Em 2012, Lollo voltou ao mercado com a mesma identidade visual.

10 - Hellmann´s
Apesar de tantas transformações com o passar do tempo, a Hellmann´s pode ser facilmente identificada pelos mesmos ícones do passado. A tampa laranja, a embalagem plástica e o rótulo azul seguem tendo destaque. Recentemente a empresa relançou a versão com a receita original. Além da opção com limão, a fabricante seguiu investindo em variações como atum, alho e cebola, tártaro, além da versão com sabores do mundo.

Leia também: Embalagem: de um invólucro até uma diferenciação de mercado - estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss