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Identidade e posicionamento da marca

Por: | 16/09/2010

redacao@mundodomarketing.com.br

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Primeiro, a identidade e a imagem de marca são bem diferentes do posicionamento da marca. A identidade é o conjunto de associações com a marca que se deseja criar. Já a imagem é a maneira como a marca é percebida pelos clientes, enquanto o posicionamento é a forma de expressar o que tem de mais essencial na identidade da marca. Logo, o posicionamento é o fator primordial para a coerência da imagem e da identidade da marca.

Como desenvolvê-los? Antes, abrindo mão de focos que podem representar dissonância da marca. Fazer dela uma marca esquizofrênica, como sempre fala Jaime Troiano. Na sequência, estudar e avaliar o ambiente competitivo, o target, os insights, os benefícios, os valores e a personalidade, as razões para acreditar, os discriminadores e a essência da marca.

Esses são os elementos do Brand Key, desenvolvidos pela Unilever. O próximo passa e criar o propósito da marca. Ele é o que sustenta tudo que a marca faz. É a resposta para a pergunta: se a sua marca deixar de existir, o que o mundo perderia?

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