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Erros de Marketing: Case Opanka II

Boas reflexões sobre o lançamento da sandália

Por: | 01/07/2010

redacao@mundodomarketing.com.br

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Muito bom cada comentário que li até agora. Já peço desculpas se não responder a todos e aos que serão feitos depois deste post... Nessa de concorrência, acabei criando uma concorrência interna com o Erros de Marketing! Comparando Opanka com Havaianas, o preço está bem próximo. Há modelos de entrada e outros de mais valor. Neste ponto, nenhuma diferenciação.

Quanto à distribuição, nem a vi ainda em nenhum ponto-de-venda. O que não é um problema, porque não consigo ver os milhares de PDVs que este país tem. O fato é que nem nisso acredito que haverá inovação, uma vez que Havaianas, por exemplo, está em tudo que é lugar, desde farmácia até multimarcas premium. Um bom estudo certamente indicaria para investir em outro segmento, com outro modelo.

Os concorrentes estão para lá de fortalecidos. Uma coisa interessante de se notar, entrentanto, é que a Opanka talvez ganhe mercado de novos consumidores das classes C e D. Tá aí algo que pode ser uma oportunidade. Por falar em oportunidade, nem comentei que também vi o ator Paulo Vilhena, garoto-propaganda da marca, no programa da Globo Central da Copa, usando Opanka. No mínimo estranho...

Repito que a Azaleia poderia investir nas marcas de seu portfólio. Para que fazer repetição? O consumidor quer novidade. Alguém tem dúvidas disso? Sinceramente, não vejo, e o próprio consumidor de sandália dificilmente enxergará tecnologia neste produto.

Erros de Marketing: Case Opanka II

Assolan X Bombril é um ótimo exemplo. A diferença é que Assolan foi lançada num momento em que Bombril estava com diversos problemas. A empresa não tinha um rumo definido e o investimento em publicidade desapareceu. Bombril saiu da mídia e, junto com os problemas internos, abriu espaço para um concorrente que usou a mesma receita de sucesso, uma vez que o produto não tem como se diferenciar. Bombardeou com mídia e ganhou um bom pedaço de mercado. Talvez se Opanka tivesse nascido antes de Havaianas se reiventar poderia dar certo.

Outro bom exemplo citado é a entrada de Havaianas no segmento de tênis. Vocês já viram o produto? Não é imitação. É diferente. Busca um consumidor mais voltado à moda. Não concorre diretamente com ninguém. Tem também bolsas Havaianas, talvez o melhor exercício de extensão de marca que a empresa já fez. Por que até a Alpargatas erra. Ou pelo menos faz menos sucesso, como as meias Havaianas, que conquistaram poucos consumidores até então.

Essas concorrências não têm fim. Realmente, o mercado é grande, cada vez mais, há consumidores com perfis diferentes e percebemos a enorme oportunidade justamente quando entra mais um peso pesado para competir. Talvez Opanka esteja realmente bem inserida. O tempo dirá. Afinal, há gosto para tudo. Temos Toddy X Nescau, Gillette X Bozzano, Nike X Adidas X Puma, Pão de Açúcar X Carrefour X Walmart...

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