Erros de Marketing: case Opanka | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Blog da Redação

Erros de Marketing: case Opanka

Fabricante deveria focar em outros produtos

Por: | 30/06/2010

redacao@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Peço licença ao nosso amigo do Erros de Marketing para falar de um aqui. O que é essa marca Opanka, hein? Resumindo: uma imitação barata de Havaianas misturada com Rider e Azaleia. A linha de sandálias é um filhote da marca, que tem em seu portfólio nomes como Olympikus, Dijean e a própria Azaleia, além de Reebok. Será que estas marcas não precisam mais de investimento? Por que entrar em um segmento pra lá de disputado com uma marca líder de mercado que está na mente, no coração e nos pés de todo mundo?

Sinceramente não sei responder. É uma coisa louca essa de profissionais que só sabem fazer repetição e imitação. Por que não inovar em um outro produto? Por que não investir no portfólio atual? E ainda escalam o autor Paulo Vilhena como garoto propaganda de uma mega campanha publicitária, o mesmo que ficou conhecido por ir a um casamento de Havaianas. O comercial tem símbolos que, pelo amor de Deus, remetem à identidade que Havaianas já utilizou.

Não queria falar da comunicação porque só a concepção da marca e do produto já é um case de erro de Marketing incrível... mas entrei no site deles e dei de cara com um "Viajante Opanka". Outra mostra de criatividade incrível da marca! A última que utilizou este mote foi a Mastercard, com seu Viajante Mastercard.

Fico pensando nos investidores da Azaleia. Como as pessoas ainda rasgam dinheiro, meu Deus. E aí depois vem falar que a culpa é do Marketing. E é sim. Também, mas não única. Afinal, é o Conselho de Administração e/ou o Presidente quem decide sobre investimento em novas marcas. Ok. Eles podem até vir e falar que estão fazendo o maior sucesso. Só se for até a página dois, pois é uma marca nascida para morrer ou ocupar um espaço marginal de mercado.

Erros de Marketing: case Opanka

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss