Criatividade é brincar com intenção | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Criatividade é brincar com intenção

A solução para a incerteza é brincar

Por: | 20/06/2017

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

O que motiva nossas ações? Como reagimos ao mundo? As explicações para estas questões podem ser melhor exploradas nas descobertas da neurociência, conforme abordou Beau Lotto, professor de Neurociência da Universidade London Goldsmiths College e CEO do Lab of Misfits, em sua palestra "Dados não possuem significado e a Neurociência explica por que". E o porquê é o entendimento de que nossas ações no mundo são determinadas pelas pressuposições que temos. 

Algumas aprendidas, outras instintivas e até mesmo herdadas. O mundo acontece em nosso cérebro como no filme Matrix. Tudo é projetado de dentro para fora e, com isso, procuramos no mundo elementos que confirmem nossas pressuposições. Vivemos dentro de nossas percepções e ilusões, com alguns vislumbres parciais do mundo exterior. Nesta perspectiva não existe liberdade, tudo é reflexo destas pressuposições. 

Para mudar a realidade é necessário, portanto, mudar as pressuposições e, desta forma, será possível mudar a percepção dos eventos. Segundo Beau, para realizar mudanças você terá que se perguntar: "Por que as coisas são assim e não de outra maneira?". E então você deve se preparar para desviar-se. Transgredir. O processo criativo neste contexto lida com uma faceta que o ser humano não sabe lidar que é a incerteza. 

A solução para a incerteza é brincar, brincar como uma forma de ser. Então criatividade é resultado de brincar com intenção. O cérebro aprende em conflito e brincando é possível inserir novas realidades. Fica a dúvida se estas descobertas são deterministas em demasia. Para pesquisar mais você pode ler livro de Beau Lotto: "Deviate: The Science of Seeing Differently" e um TED sobre percepção e ilusão (legendado em português). Depois me conte o que achou. 

Por Beth Furtado, Direto de Cannes para o Mundo do Marketing

 

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss