Tendências em Alimentação | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Tendências em Alimentação

Alimentação

Por: | 24/02/2011

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

 

O setor alimentar vem passado por muitas transformações nos últimos anos, algumas oriundas de descobertas científicas, outras de mudanças da sociedade exposta às condições radicais das cidades e do meio ambiente da atualidade. O site The Food Channel lembra que a alimentação contemporânea vem consolidando nos últimos anos os seguintes princípios: simples (menor custo, sem afetação e exageros), fáceis (de preparar, de encontrar, de armazenar e transportar), conscientes (engajados, embalagens verdes), frescos (comida real), locais e sustentáveis.

A alimentação vem tornando-se também um processo holístico em que não se analisa mais um alimento isolado e sim em um contexto de benefícios (ou malefícios) além da conjugação de alimentos e hábitos. Explico melhor. Sal faz mal? Ovo faz mal? Depende do conjunto da obra. Ou seja: é usado com parcimônia? Há prática de exercícios com regularidade? Há preferência por alimentos frescos? E por aí vai.

Para 2011, o The Food Channel definiu alguns movimentos para o setor:

 - A volta da compota - a necessidade da preservação de alimentos feita em casa. Parece a comida da vovó, caseira e deliciosa, mas também tem uma faceta de proteção contra imprevistos ambientais e sociais;

 - O local em qualquer lugar - O conceito de valorizar o que é local amplia-se e inclui a produção independente, em menor escala e com um toque artesanal, podendo até ser regional;

 - Ascensão dos pequenos negócios: restaurantes, supermercados, produtores independentes, menores e que prezam o cliente, a qualidade e o artesanal ao invés da escala;

 - Tudo fresco: redescoberta dos especializados que oferecem alimento fresco do jeito que o cliente quer: açougue, casa de queijos, padaria e peixaria.

 Confira detalhes destes e outros movimentos no setor alimentar, segundo o The Food Channel, aqui. E aqui, se quiser com uma tradução para o português levemente macarrônica.

Foto: Huto Restaurante - Bruno Pavão

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss