Superação & Senso de finalidade | Mundo do Marketing

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Superação & Senso de finalidade

Comportamento

Por: | 11/02/2011

bfurtado@aliasite.com.br

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Caro leitor, veja primeiro o vídeo, depois volte ao post.

Esta semana tive o privilégio de assistir ao vivo a palestra do Maestro João Carlos Martins. Confesso que fiquei muito emocionada e estou até agora ao rever alguns trechos de sua história neste vídeo. O Maestro integra o grupo das pessoas especiais, que são continuamente testadas e que se reiventam várias vezes para superar grandes adversidades. Sua história é um teste contínuo de superação e firmeza de propósito. Em todos os momentos difíceis de sua vida ele reiterou seu senso de finalidade, lutando de forma incansável para manter a música como sua missão de vida.

Esta luta destemida me lembrou Viktor Frankl, psiquiatra austríaco em que eu me baseei para fundamentar meu TCC em psicologia clínica. Frankl é fundador da logoterapia, uma abordagem que entende a experiência humana a partir de um sentido existencial. A teoria nasceu durante seu confinamento em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. A forma como Frankl encontrou para sobreviver àquela experiência devastadora foi trabalhar ao invés de se submeter. Esta experiência, talvez a experiência etnográfica mais dramática já realizada, teve como indagação descobrir as motivações dos sobreviventes. Por que alguns morriam de doenças, fome e depressão, enquanto outros sobreviviam? Frankl concluiu que, assim como ele, sobreviveram os que tinham um senso de finalidade, um propósito para suas vidas, um motivo pelo qual lutar. Reencontrar um familiar, realizar um projeto, fé no fim da guerra, dentre outros motivos pessoais. A força destas pessoas era sustentada por esta motivação. Ter um senso de finalidade é a estrutura que ancora uma vida, é a força que nos mantém em pé.

Esta reflexão é a mesma para pessoas e marcas. Uma marca que não tenha um senso de finalidade não inspira seus colaboradores, sua comunidade e seus clientes. Uma marca que não tenha um motivo maior pelo qual existir, não tem força nem vitalidade. Qual é o motivo, a razão de ser e o senso de finalidade de sua marca?

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