O desejo de aconchego | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

O desejo de aconchego

Comportamento

Por: | 27/07/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

O capitalismo e a competição dos tempos modernos impuseram à humanidade diversas concessões. Uma delas foi a da sensibilidade. Seu espaço foi ocupado pela razão e pela visão analítica do mundo. A expressão "sensível" foi confinada ao universo pessoal (e para alguns nem a ele), ao universo feminino (e na disputa da competição do trabalho, muitas deixaram sua cota no caminho...) e a determinadas disciplinas ditas humanas.

 

Sensibilidade quer dizer: "faculdade de sentir; propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira adequada.". Sua ausência no universo de decisões leva a respostas inadequadas ao meio. Simples assim.

 

Nos últimos anos, diversas tendências demonstraram que sua aplicação é geradora de resultados. O advento do design como elemento de diferenciação em embalagens, produtos e lojas. O conceito da experiência de compra e sua capacidade de atrair consumidores. O atendimento em lojas, call centers e relações B2B gerando fidelização e vínculos com as marcas. E a conscientização da relevância da inteligência emocional como fator essencial em gestores de qualquer negócio para conseguir melhores resultados por meio de pessoas motivadas.

 

Em todas essas situações, há sem dúvida muita técnica envolvida (razão, análise e tal...), mas sensibilidade é seu agente dileto. Precisamos resgatar ternura, simpatia, empatia e compaixão por dois motivos. Primeiro, porque nos torna melhores profissionais e marcas, mais antenados com a epidemia de carência afetiva de nossa época. Portanto, mais eficientes em nossa resposta ao meio e ao que nos pedem nossos consumidores. E também porque somos humanos, em desuso com a característica que nos define. Sensibilidade é, portanto, um ativo e uma inspiração para estabelecer conexões e entregar o aconchego que tantas pessoas anseiam.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss