Negócios Híbridos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Negócios Híbridos

Estratégia

Por: | 06/07/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Estamos entrando em uma nova geração de modelos de negócios, em que grandes grupos empresariais operam formatos híbridos simultaneamente em uma mesma bandeira. Em vez de modelos rígidos de operação, passam a ser desenvolvidas alternativas que maximizem os resultados, permitindo que as empresas entrem em novos mercados, desconhecidos ou pequenos demais para serem explorados de forma convencional.

 

A franquia, por exemplo, reinventou-se, deixando de ser um negócio de redes pequenas e especializadas para firmar-se como alternativa dos grandes grupos empresariais mundiais. Como é o caso da bandeira Leader Price, do Grupo Casino, que tem operações simultâneas de lojas próprias e franquias.

 

Ou a Ikea, que também inclui esse modelo para gerentes empreendedores com mais de 10 anos na função. Outro exemplo são as parcerias entre Centrais de Negócios e lojas próprias, como a da rede de materiais de construção Dicico e a associação de varejistas independentes Construir. Se a consolidação dos grandes grupos nos surpreende, os negócios híbridos irão nos confundir cada vez mais.

 

Aproveito para ilustrar este post com uma outra abordagem híbrida - uma das marcas contemporâneas - o trabalho de Fulvio Bonavia, que pode ser conferido no livro A Matter of Taste.

 

 

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss