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Circuito Vilinha ? Uma Central de Negócios Light

Varejo

Por: | 23/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

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A Vila Madalena em São Paulo é um daqueles bairros amados pelos habitantes da cidade. As lojas, as casas, os bares e restaurantes parecem estar em um espaço-tempo diferente. Mais amigável, mais calmo, mais arborizado, mais descolado, mais autêntico e natural. Embora tenha muitas ladeiras, andar a pé entrando em uma lojinha aqui, tomando um café ali, é uma delícia. As marcas que lá se instalam possuem uma pegada muito autoral e este exercício de identidade cria produtos muito originais. Este cenário amigável inspirou uma parceria entre lojistas e prestadores de serviços que possuem famílias, crianças e grávidas como públicos-alvo. No Circuito Vilinha  lojas de brinquedos, alimentos, decoração de quartos, roupas para bebês, grávidas e crianças pequenas. As lojas estão localizadas relativamente próximas, o que permite que o Circuito seja feito a pé. A parceria envolve a realização de palestras, eventos, ações promocionais, comunicação e divulgação conjuntas.

 

Este é mais um exemplo de iniciativa que une concorrentes como nas Centrais de Negócios, modelo que é uma evolução do conceito Central de Compras, um projeto de união de forças de lojas independentes.
No caso das Centrais de Negócios o objetivo é a criação de uma marca-padrão, identificada para a comunidade como uma rede, porém com controles acionários e administrações independentes.

 

Além da marca e das compras centralizadas, as centrais mais evoluídas podem compartilhar: marca própria de produtos, esforços de comunicação, propaganda, treinamento de equipes, padrão de fachada, padrão de layout de loja, merchandising visual, orientações sobre mix de produtos, cartão private label, dentre outras possibilidades. No Brasil, um dos exemplos mais conhecidos é a Rede Smart, formato idealizado pelo Atacadista Martins para fomento da área de supermercados. Na Europa, onde o formato encontra-se em sua maturidade, as Centrais integram-se de forma orgânica e países como França e Espanha apresentam modelos altamente sofisticados e importante representatividade no varejo local. Vivemos uma época interessante. Um dia você tem um concorrente e no outro ele se tornou seu sócio ou parceiro.

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