Oportunidades Desperdiçadas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Oportunidades Desperdiçadas

Oportunidades

Por: | 17/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Primeiro o crédito. Este post é inspirado em um tema que o Romeo Busarello - Diretor de Internet da Construtora Tecnisa - aborda em suas palestras e aulas: as incontáveis oportunidades desperdiçadas no universo de negócios. Há várias facetas aqui: podem ser as oportunidades que não vemos por falta de conexão com as mudanças da sociedade e com os desejos dos consumidores e podem ser os negócios certos perdidos em função de ineficiência. Muitas vezes colocamos nosso tempo, energia, experiência e conhecimento em busca de alternativas para vender mais, melhor e por mais tempo. Porém, diversos motivos que acontecem no dia a dia levam ao desperdício de oportunidades.

No ano passado, estive em diversas lojas de móveis e decoração realizando orçamentos como parte de um projeto sobre moradias (veja algumas reflexões no post: A Teoria dos Erros Básicos). Passados oito meses, uma das marcas não me contatou uma única vez nem enviou o orçamento dos móveis escolhidos. Estive na loja quatro vezes, uma para orçar e as demais para cobrar o orçamento e telefonei mais umas três. Em todas as vezes que retornei, a vendedora não estava e ninguém podia acessar seus arquivos para me apresentar o orçamento, nem mesmo a gerente. Ainda neste segmento fiz um orçamento em uma loja de luminárias e tentei marcar um horário em um sábado para esclarecer dúvidas e talvez para fechar o pedido. O vendedor me informou que não poderia me atender no sábado já que a loja tem muito movimento neste dia. Interessante. Ele tem tempo para atender novos clientes, mas não para fechar um pedido quase certo. Os dois exemplos são de marcas renomadas e localizadas em áreas nobres de São Paulo.

A área de marketing é sempre muito cobrada em apresentar soluções que façam acontecer e, quando o resultado não é satisfatório, é porque a campanha não foi forte, o folheto não chegou a tempo, não houve alinhamento ou a estratégia não foi bem escolhida.  Porém, se fizermos um "pente fino" em nossas práticas, iremos descobrir situações cabeludas que todos os dias desperdiçam estes esforços.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss