Terceira Idade,Melhor Idade,Quarta Idade e Centenários | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Terceira Idade,Melhor Idade,Quarta Idade e Centenários

Comportamentos

Por: | 11/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

 

A Linguística ensina que um povo cria as palavras que são necessárias ao seu universo e contexto. Por este motivo, os esquimós têm incontáveis alternativas para designar gelo (gelo antigo, gelo de rio, gelo fofo, gelo com erosão etc...) e nós temos: gelo. Não precisamos de variantes, não neva tanto nestes trópicos tórridos.

Pelo mesmo motivo generalizamos os termos que identificam pessoas maduras em um grupão: "Terceira Idade" ou pior, um termo que acho o fim: "Melhor Idade". Como as pessoas estão vivendo melhor e por mais tempo, começam a surgir outros termos como: "Quarta Idade", que compreende os que estão entre os 80 e 100 anos, e Centenários, que dispensa apresentações. Podemos ir mais longe e, para tanto, precisamos conhecê-los, porém ainda não temos muitas pesquisas e estudos sobre o segmento de maduros, de certa forma um grupo ainda invisível do ponto de vista do consumo.

Por este motivo, sempre recebo com muita curiosidade informações de um dos segmentos mais promissores que teremos nos próximos anos. Uma querida amiga me presenteou com um estudo super bacana sobre Longevidade - Special Report: How to Live 100 Years, publicado pela Time. Precisamos enxergar que para além da Classe C há enormes contingentes de excluídos. Todos que não integram a "média" da população, termo que quando associado a públicos-alvo deveria ser excluído do universo de marketing. O estudo é interessante e traz conhecimentos sobre alimentação, dietas, atitudes e compara a longevidade em diferentes países. Por exemplo, em 1950 existiam 14,5 milhões de pessoas acima de 80 anos no mundo. Em 2050 serão 394,7 milhões.  Cifra que demonstra que vale a pena estudar o assunto, não acha?

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss