Senso de Urgência | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Senso de Urgência

Estratégia

Por: | 10/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Seguindo o modelo de negócio do Woot, a cidade de São Paulo conta agora com o ClickOn, um ambiente de descontos que oferece uma única oferta diária.  Diferente do norte-americano, o ClickOn depende de um número mínimo de adesões para confirmar a disponibilidade do produto ou serviço ofertado. Desta forma insere a colaboração em rede como parte essencial do negócio. O interessado tem que divulgar para amigos e conhecidos para angariar o lote mínimo de pedidos que irá confirmar a venda para aquele grupo.

Para funcionar, este tipo de modelagem ancora-se em dois princípios comportamentais fundamentais: a atração pelo desconto, aquela sensação sexy de bom negócio, e o senso de urgência, aquela sensação incômoda de que irá perdê-lo se não decidir logo. Não dá pra decidir depois: é só hoje e só agora. Este é o mesmo princípio de muitas táticas varejistas que determinam um prazo limitado para uma oferta ou para a disponibilidade de um produto. É a mesma mecânica das edições limitadas e coleções temporárias que inspirou o setor de vestuário a ampliar de duas grandes coleções anuais (outono/inverno e primavera/verão) para diversas pequenas edições disponíveis em prazo limitado.  Este é mais um exemplo que os modelos de negócio da atualidade inserem novas práticas e não se inspiram mais no sucesso do passado.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss