Descombinação | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Descombinação

Comportamento

Por: | 06/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Uma das coisas que me intrigam é que, à medida que o tempo passa, os costumes, hábitos e preferências vão sendo despadronizados e descombinados. Até há alguns anos, as bolsas femininas deveriam combinar com os sapatos não apenas em cores mas também em material de acabamento e estilo. O mesmo valia para as cores de esmaltes: o costume era usar o mesmo nas mãos e pés. Colares eram vendidos junto com brincos e pulseiras idênticas. Ou então os biquínis deveriam ter a peça superior e a inferior iguais. Para os homens, o uso das mesmas cores e materiais deveria nortear a escolha de sapatos e cintos.

Há exemplos também em decoração e móveis. O hábito era que as mesinhas da cabeceira da cama, que tem o esquisito nome de "criado mudo", deveriam ser idênticas. Como também deveriam ser as cadeiras de uma mesa de jantar. Hotéis deveriam ter os quartos iguais e as mesas dos restaurantes deveriam ser repetições do mesmo tema. E não podemos esquecer a maior das repetições: a linha branca. Eletrodomésticos precisamente brancos.

Hoje, todas estas combinações e padronizações não fazem sentido e são entediantes. Quanto mais nossa sociedade se torna plural em termos de costumes e hábitos, mais nossas preferências são atraídas por variações e despadronizações. O menu degustação é um exemplo de descontinuidade na área gastronômica que possibilita a experiência de diversos sabores simultaneamente.

Em uma época como esta, há receptividade para que outras ofertas padronizadas também sejam repensadas: cadeiras em salas de aula (por que não ter uns sofás também?), ambientes de trabalho, menu degustação no café da manhã de hotéis, poltronas de avião, uniformes (ao invés de todos iguais, todos diferentes com um detalhe igual), plantas de apartamentos e por aí vai.

Este conceito virou um negócio para a marca norte-americana Little Missmatched, que vende vestuário e estilo de vida para teens. Tudo descombinado, como inspira o trocadilho da logomarca.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss