Excesso de Demanda: problema bom? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Excesso de Demanda: problema bom?

Marketing

Por: | 04/05/2010

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Excesso de demanda é um problema que entrou na arena de reflexão de algumas empresas no Brasil. A primeira reação que temos é que é um problema bom para se administrar. Embora tenha uma conotação positiva, ainda é um problema com potencial para fazer estragos na imagem de marca e na operação de um negócio. Como não estamos habituados, o que prevalece é a experiência anterior em que a incapacidade de entrega era ocasionada pela falta de organização, pela precariedade do planejamento de vendas e dos processos organizacionais.

O fato é que este problema entrou na vida das empresas no Brasil e deve inserir novos desafios no dia-a-dia dos profissionais de marketing. Desafios que incluem: novos patamares de planejamentos de vendas sem base histórica, insatisfação de distribuidores ou consumidores finais ocasionada por faltas e atrasos,  retrabalhos, falta de recursos humanos capacitados para resolver pendências com agilidade, falta de insumos, falta de maquinários, renegociação de calendários e drenagem de ativos de marca.

Algumas empresas estão com dificuldade em estabelecer previsões já que esta nova realidade insere patamares de crescimento sem paralelos e impossibilita a programação e o planejamento de equipes, insumos, recursos tecnológicos e logística. Não podemos esquecer que os clientes tornaram-se muito exigentes e o se hoje foram frustrados ao não encontrar ou não receber o que compraram, podem não voltar amanhã. Ou seja, excesso de demanda é um problema, que segundo o dicionário significa:  "questão proposta para se achar uma solução". Primeira lição de economia próspera: excesso de demanda requer estado de alerta e reação mais rápida que tempos normais.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss