Curadores - Ou preguiça de pensar uma idéia melhor ? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Curadores - Ou preguiça de pensar uma idéia melhor ?

Marketing

Por: | 17/08/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Mais do que produtos, a sociedade do excesso tem produzido indecisões de compra diante da multiplicidade de alternativas. São tantas as possibilidades equiparáveis que, para superar a questão, os consumidores começaram a fazer uso de consultores, assistentes ou supra-sumo da modernidade: curadores. Estes profissionais que inicialmente trafegavam em áreas como saúde e fitness  foram ampliando seus domínios e hoje atuam em uma gama que atinge uma extensa lista de consumo.

 

Assumiram a área de estilo para ajudar a definir o que o cliente deve usar em termos de vestuário ou como deve decorar a casa. Assumiram a literatura para pré-selecionar o que vale a pena ser lido, assumiram também a música para recomendar o que é cool, e assumiram a gastronomia para definir locais que devem ser experimentados, comidas que devem ser degustadas e bebidas que devem ser ingeridas. Assumiram as artes para definir o que é imperdível, já que tempo e dinheiro são restritos, assumiram roteiros de viagem, hotéis e cidades que devem fazer parte da sua memória de vida, e assumiram as cirurgias plásticas e produtos cosméticos que devem integrar sua lista. Enfim, assumiram o consumo dos tempos modernos.

 

Estes consultores podem ser pessoais, no caso dos consumidores mais afluentes ou coletivos, atingindo toda a sociedade. Estes últimos exercem sua influência em programas de televisão, revistas, listas de DJs, críticas de arte, música e gastronomia, bloggers, criação de lojas conceito e linhas de produto. Esta ampliação de domínios trouxe a vida de celebridades para primeiro plano, suas casas, suas viagens, os locais que freqüentam, as cirurgias que realizam, seus livros de cabeceira para validar a opinião do Curador em termos de novos costumes e tendências.

 

O que começou como nicho atingiu escala e, a cada dia, os curadores assumem novas áreas e categorias. Com isso, cedo ou tarde toda a indústria de consumo deve ter uma gama de influenciadores que precisa cortejar, envolver, seduzir, capturar para assegurar que seu produto ou serviço seja um sucesso de vendas.  Você não tem a sensação que este é um caminho  mais fácil e mais cômodo?

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss