A Comunicação Bipolar | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

A Comunicação Bipolar

Branding

Por: | 12/08/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Quando o milênio passado terminou poderia ter levado em seus últimos suspiros, a supremacia da razão sobre a emoção que dominou o pensamento ocidental nos últimos 200 anos. Infelizmente não é o caso. Ainda convivemos com a cisão em todas as esferas que extrapolem a dimensão íntima e pessoal.

O universo de negócios é refratário à emoção e esquece que pessoas - seus potenciais consumidores - são movidas por seus sentimentos e terminais nervosos. Que outras motivações inspiram o hiperconsumo contemporâneo que não as emoções humanas, suas carências afetivas e as necessidades de auto-estima? 

 

Neste sentido a comunicação setorial varejista persiste em uma polarização asfixiante: ou constrói vínculos através de esforços institucionais - normalmente escassos, ou trabalha com cunho promocional na geração de ofertas, normalmente excessivos. Cabe a reflexão: por que gerar vendas e tráfego exclui a construção de vínculos com marcas? Onde foi que aprendemos que o ser humano exclui a emoção do processo decisório?

 

Interessante que esta visão tornou-se epidêmica na comunicação varejista brasileira, apesar de sabermos conceitualmente (e obviamente) que o ser humano é indivisível e que no ato das compras além do cérebro leva seu corpo, suas sensações e suas emoções. Em um cenário dominado pelo preço, além de aniquilarmos a emoção, excluímos as sensações. São nas interações sensoriais e emocionais que decodificamos a realidade identificando estímulos e marcas em inspiradores, agradáveis ou a pior das possibilidades: amorfos e inodoros.

 

Preço e prazo como únicas razões oferecidas são argumentos provocativos porém pobres, que não criam vínculos, igualam e roubam a alma de todas a marcas. E importante: é na esfera emocional e sensorial que pessoas constroem sua personalidade. É o mesmo com marcas. No caso, as que fazem diferença em nossas vidas.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss