Emoções Coletivas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Emoções Coletivas

Comportamento

Por: | 21/07/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

Na cidade de Doetinchem, na Holanda, os artistas Q.S. Serafijn e Lars Spuybroek criaram uma escultura urbana com a finalidade de mapear os sentimentos de seus habitantes.

 

A D-tower é uma escultura performática de 12 metros de altura, que muda suas cores para identificar os sentimentos de amor, ódio, felicidade e medo. No site oficial (www.d-toren.nl) existe um questionário que é respondido pelos habitantes diariamente, para que ao anoitecer a escultura mude suas cores, adequando-se à emoção predominante na cidade.  

 

Quando medo e ódio crescem de forma importante, ou quando amor e felicidade diminuem significativamente, a prefeitura realiza ações nas regiões da cidade mais afetadas por esses sentimentos. 

 

Uma outra iniciativa para mapear sentimentos coletivos é feita na internet pelo site www.wefeelfine.org, que rastreia a cada dez minutos blogs e sites como MySpace, MSNSpaces e Blogger em busca de palavras-chaves como "I feel" (Eu sinto…) e "I´m feeling" (Estou me sentindo…).

 

Essas frases são capturadas em sua íntegra e armazenadas em um banco de dados que irá rastrear na sentença 5.000 sentimentos pré-catalogados. ( Parênteses. 5.000? Nossa, quantos sentimentos, e nós passamos a maior parte do tempo tentando não aparentar nenhum... Fecha parênteses. )

 

O sistema permite análise por cidade, por país, por sentimento, por gênero e por condição climática, dentre outros.

Muito romântico para você? Está pensando o que essas iniciativas têm a ver com o mundo dos negócios? Considerando que o consumo está diretamente relacionado aos sentimentos, talvez fosse o caso de olharmos com intensidade para esses instrumentos.

 

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss