Nostalgia ? Uma tendência recorrente | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Consumo e Inovação

Nostalgia ? Uma tendência recorrente

Tendências

Por: | 06/07/2009

bfurtado@aliasite.com.br

Compartilhe

As tendências em comportamento e consumo surgem e se alternam em velocidade da luz. Muitas despontam e retornam algum tempo depois com outras nuances e inspirações, mas uma delas sempre retorna por demanda popular com motivações idênticas: a nostalgia. Deste mal sofrem todos os expostos à passagem do tempo, julgando o passado por ângulos emocionais e benevolentes. O resultado é a busca por programas, personagens, cenas, objetos de decoração, carros, alimentos, roupas e produtos que marcaram épocas e memórias. Afinal, há sempre grupos dispostos a rememorar períodos marcantes de suas vidas: a infância, a adolescência, o período da faculdade e, com isso, algumas iniciativas são invariavelmente um sucesso.

Como as festas ambientadas nos anos 50, 60, 70 ou o relançamento de peças datadas do vestuário e supra-sumo dos tempos modernos: os longos e-mails que celebram épocas marcantes e seus costumes (complica um pouco quando você percebe que o target do e-mail não é mais sua época, mas uma ou duas gerações posteriores…). Um exemplo interessante desta tendência é uma empresa em Portugal chamada A VIDA PORTUGUESA que vende em sua loja de Lisboa produtos que marcaram época em suas embalagens originais. São cosméticos, produtos de higiene, alimentos e objetos pessoais, alguns ainda à venda, outros impossíveis de achar. Aliás, a assinatura da marca é DESDE SEMPRE. Se o passado e seus ícones são uma busca das pessoas para atenuar o presente, fazemos arqueologia em vida do nosso tempo.

Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss