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Cannes 2009

Por: | 28/06/2009

bfurtado@aliasite.com.br

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A Edição 2009 do Festival Internacional da Propaganda nos ensinou que os melhores trabalhos de marketing da atualidade, requerem:

1. Envolvimento, diálogo e interação com as pessoas. Não há espaços para monólogos de marca.

- Na apresentação de David Plouffe - gestor da campanha de Barack Obama,  vencedora do Grand Prix das categorias mais importantes do Festival - Titanium & Integrated, pode-se perceber que a excelência em marketing na atualidade requer integração e interação. A campanha utilizou diferentes plataformas, porém com uso importante do universo digital para engajar pessoas a criar comunidades na vida off line. Com isso seu sucesso reforça uma das fortes mensagens do evento de que envolver, interagir e dialogar com as pessoas, é chave para melhores resultados.  Por este motivo é relevante desenvolver trabalhos em redes sociais, mesmo que não signifiquem ainda no Brasil a importância que já ocupam em outros mercados. Chegaremos lá e pode ser mais rápido do que imaginamos.

 

2. Conexões Humanas. Diálogos requerem sensibilidade e experiência sensorial.

Em muitas apresentações a audiência foi relembrada que o mundo é feito de pessoas, não de consumidores. Pessoas que estão com medo da crise, como reforçou Spike Lee e que pedem segurança e esperança. O princípio que norteou a campanha de Obama,foi que as pessoas buscam e acreditam no contato humano autêntico e nada é mais poderoso que autenticidade. Ao invés de falar, faça. Mostre com atitude que a marca tem alma. São histórias de projetos de comunicação humanos,ou seja, sensíveis e emocionantes.

 

 3. Emoção

Grandes  projetos de comunicação trafegam em ondas emocionais. Por mais que o universo de negócios  prefira o contato racional, pessoas são feitas de emoção. O cérebro é colaborativo e não há processo racional sem emoção.  O filme, T-Mobile Dance, ouro na categoria Filmes, é um ícone da diferença entre mostrar emoção e suscitar emoção. É também reflete os dois aspectos anteriores, conecta-se com as pessoas por envolvê-las.

 

4. Consistência, foco e execução

David Plouffe reforçou que Obama passou sua campanha falando a mesma coisa, e que sua plataforma estava alinhada em todos os pontos de contato. Site, discursos, rádio, out-door, twitter, e-mail, TV etc. E que a execução fez toda a diferença. Relembrou que os profissionais de marketing são curadores para manter o foco do caminho. O mesmo pensamento foi expresso pelos executivos da Coca-Cola, da Procter, da Nike, da Kraft e da J&J em suas apresentações.

 

5. Multimarketing

Segundo Sir Martin Sorrell da WPP, o mundo ainda depende 85% na comunicação off line, porém não vive mais sem um plano on line. Não apenas para se conectar com as próximas gerações mas porque para as massas acesso ao mundo digital é inclusão e chance de mudança de vida. Não teremos morte de meios como a TV, mas sim sua integração a outras plataformas. Seremos cada vez mais multiplataformas, multimeios e multmídia.

6. Simplicidade

Soluções singelas mas inventivas como a campanha "O melhor emprego do mundo" (veja o site com a descrição: http://tinyurl.com/ln9d9b ). Da inventividade de uma idéia poderosa mas simples, nasceu uma das campanhas de maior recall mundial. Criatividade não depende de budget, depende de liberdade e coragem.

 7. Coragem

Em muitas apresentações, tanto criativos quanto profissionais de negócios de agências, CEO´s e VP´s de marcas de classe mundial, reforçaram que não há trabalhos memoráveis, de alto impacto, de grande retorno, sem riscos, sem uma faceta imponderável. A construção e o crescimento de grandes marcas envolvem coragem para assumir riscos. Principalmente em uma época descontínua como a que vivemos.

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