Atualuxo 2009 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Atualuxo 2009

Lições que ficam

A tônica da Conferência do Negócio do Luxo deste ano é autenticidade, autenticidade e autenticidade

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

Os três dias de imersão nas melhores práticas e pensamentos do Luxo terminaram. Mas os ensinamentos do Atualuxo 2009 vão ficar. A principal, a tônica da Conferência do Negócio do Luxo deste ano, é autenticidade, autenticidade e autenticidade. A palavra foi mais citada até mesmo do que "Louis Vuitton", marca lembrada como caso de sucesso entre 90% dos palestrantes. Mas todos falaram de autenticidade e aprofundaram o tema que você pode ler abaixo. O…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Luxo está distante da internet

Uché Okonkwo recomenda o que não fazer e o que fazer on-line

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

O consumidor do Luxo está na internet, mas as marcas de Luxo não. "As marcas de Luxo estão com medo do consumidor on-line", aponta Uché Okonkwo, Fundadora e Diretora Executiva da Luxe Corp. Uché acredita que a internet está hoje no centro do universo e as marcas do segmento precisam se posicionar porque os consumidores estão falando delas nas mídias sociais. 
 

Varejista do Luxo com foco em publicidade de massa

Palácio de Hierro abriga lojas das maiores marcas do mundo de Luxo

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

No México, o El Palácio de Hierro era mais um shopping entre muitos. Era conhecido, mas não tinha nada de diferente. Nos anos 1990, no entanto, o grupo decidiu se reposicionar. A visão era fazer uma marca poderosa. Hoje, o centro de compras é visto como um varejo de Luxo, com lojas das maiores marcas de Luxo do mundo.

 
Como conseguiram? Investindo fortemente…

Casos de sucessos brasileiros

O Brasil também tem seus segredos no mercado de Luxo. Etel, Paul Nathan, Ponta d Ganchos e Chocolat Du Jour são alguns

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

O Brasil também tem seus segredos no mercado de Luxo. Etel, Paul Nathan, Ponta dos Ganchos e Chocolat Du Jour são alguns. Etel é o maior deles. Com lojas que vão de São Paulo a Nova York, produz três mil móveis a cada ano por 100 artesãos numa fábrica de 4 mil m². E tudo começou numa garagem. Hoje, os móveis Etel são totalmente sustentáveis. "Luxo é consciência, é detalhe", afirma Etel Carmona.

Ensinamentos de Christian Blanckaert

Ex-CEO da Hermès, cada palavra dita por Christian Blanckaert atingia a platéia do Atualuxo em cheio

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

Ex-CEO da Hermès, cada palavra dita por Christian Blanckaert atingia a platéia do Atualuxo 2009 em cheio. Ora servia como um ensinamento, ora como inquietação e até provocação. O agora consultor em sua própria empresa confirmou que a crise vai, sim, impactar o mercado, mas que isso faz parte da linha de sobe e desce da economia. A seguir, algumas das principais declarações de Blanckaert.

"O mercado é muito forte,…

Interbrand propõe marca metaluxo

Consultoria apresenta nova filosofia de marca, a metaluxo, capaz de catapultar uma marca a este segmento

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

Como criar marcas de Luxo hoje, uma vez que elas estão muito ligadas a histórias construídas ao longo de anos de tradição, às vezes centenas deles? A Interbrand propôs a criação de uma nova filosofia, a metaluxo, capaz de catapultar uma grife a este segmento. No metaluxo, a marca vira uma assinatura e os produtores artesãos. E, ao invés de focar na história, devem olhar para a cultura.

Do grafite para a inspiração no rap

Marc Jacobs se aliou ao cantor Prince e ao rapper Kanye West para lançar bolsas da Louis Vuitton

Por Atualuxo 2009 | 11/09/2009

Depois de Marc Gobé sugerir que as marcas de Luxo devem se inspirar no grafite para terem autenticidade, hoje Christophe Rioux, Diretor do Pólo Luxo do Instituto Superior de Comércio de Paris, propôs a inspiração na arte, algo que já foi e ainda é comum no Luxo. Mas com uma nova proposta, pedindo para que os gestores de negócios do Luxo não matem a arte, mas…

Luxo deve buscar inspiração no grafite

Marc Gobé evocou a autenticidade novamente

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

ObamaMais uma vez a autenticidade foi chamada ao palco do Atualuxo 2009. Desta vez, nas palavras de Marc Gobé, fundador da Emotional Branding e um dos maiores especialistas em marca do mundo. Gobé foi além. Propôs que as marcas de Luxo se inspirem no grafite. "O grafite é autêntico", destaca. E por que o grafite haveria de ser Luxo? Basta olhar a imagem ao…

Luxo depende de grandes marcas

Haverá uma grande reviravolta no ranking das marcas de Luxo mais valiosas deste ano

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

ChanelQue uma marca é importante para toda empresa, isso todo profissional de Marketing sabe. Mas, no segmento do Luxo, marca é essencial, aponta a Interbrand. "A marca não é `um´ motor do negócio, mas sim `o´ motor. Uma marca de Luxo é o motor de todo o negócio", afirma Manfredi Ricca, Gerente Geral da Interbrand de Milão. Estudos da Interbrand apontam que o mercado de…

Luxo precisa olhar para a midia social

Marcas do setor relutam em relacionar com consumidor na internet

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Por se tratar de marcas exclusivas, muitas grifes do segmento do Luxo têm receios de explorar a internet para se relacionar com seus consumidores por pensarem estar entrando num mundo de público de massa. Principalmente as redes sociais. Mas elas precisam olhar para web, clama Ruud Smeets, CEO da Elysiants, uma rede social de endinheirados.

O poder das redes sociais é algo indiscutível hoje. Enquanto o rádio levou 38 anos para…

Luxo olha para a favela

Sob o foco sustentável, a ONG virou referência no mundo

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Foi nas chamadas comunidades de baixa renda, ou favela em bom português, onde a Moda Fusion buscou inspiração e chegou ao Luxo. Com a proposta de identificar e divulgar os talentos de moda nas comunidades menos favorecidas da cidade do Rio de Janeiro, sob o foco sustentável, a ONG virou referência no mundo. 

Uma das últimas realizações da Moda Fusion foi fazer a primeira-dama da França, Carla Bruni, subir o…

Autenticidade é a palavra de ordem no Luxo

As marcas devem ter autenticidade se quiserem conquistar seus consumidores

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Michael_BlackAs marcas devem ter autenticidade se quiserem conquistar seus consumidores. Essa afirmação foi uma das mais repetidas desde o primeiro dia do Atualuxo 2009. Michael Black (foto), Diretor de Merchandising em Varejo da The Chic Outlet Shopping Villages in Europe, confirmou: "Uma atmosfera autêntica permite criar desejo no consumidor".

Antes, Paulo Sérgio Kakinoff, Presidente da Audi Brasil, também falou sobre ser autêntico. "O consumidor…

Audi foca na experiência para vender

Marca trabalha os sentimentos, as emoções e a autenticidade de seus produtos para conquistar o consumidor

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Como vender um carro com uma infinidade de tecnologias para ajudar as pessoas a dirigir melhor, que consome menos combustível, polui menos, tem alta potência, design diferenciado e bancos de couro com 35 mil pontos de costura feitos a mão? Anunciar em 30 segundos na TV ou em página dupla de uma revista? Esqueça. A Audi investe em eventos de experimentação e em relacionamento para conquistar seus consumidores.
 
Só assim a marca…

Ricos, ricos emergentes e classe média

Perfis são vistos na Europa, nos EUA, no Brasil e na China

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Quando olhamos para a conta bancária dos consumidores de Luxo no mundo todo, vemos três perfis diferentes de acordo com o país de origem. Há os realmente ricos, baseados na Europa e nos Estados Unidos, os ricos emergentes, mais vistos no Brasil e na China, e a classe média, presente em todo o mundo que consome Luxo, mas não é extravagante. 

Esse raio x foi mostrado há pouco por James…

Novos comportamentos do consumidor do Luxo

Mutações do comportamento se refletem em cinco perfis de consumidor

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Chegou o momento de dar um reset, pois estamos entrando numa nova era em que o consumo não é o objetivo final de ninguém. Essa foi apenas uma das muitas reflexões deixadas por Nelly Rodi, fundadora da agência que leva o seu nome e que é considerada um dos expoentes internacionais na identificação de tendências de moda . "Estamos passando por mutações que estão mudando o homem, o consumidor", aponta a executiva.

Essas mutações se refletem…

?Louis Vuitton não é Luxo?

Quem diz é Frédéric Pinel

Por Atualuxo 2009 | 10/09/2009

Frédéric Pinel"Louis Vuitton não é Luxo". Foi isso que afirmou Frédéric Pinel nesta quinta-feira no Atualuxo 2009. O Diretor Geral da Pinel & Pinel, de Paris, consagrada marca francesa conhecida por criar malas e caixas sob medida para as empresas do setor do Luxo, acredita que o Luxo é muito mais do que "Entrar numa loja, escolher uma bolsa, pegar, ir ao caixa e…

Essência para as marcas de Luxo

Estamos vivendo uma época de mudanças constantes e hoje a consistência da marca é fundamental

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Ricardo GuimarãesÉtica é como você pensa. Estética é como você faz. "Quantas empresas caíram porque não conseguiram entregar o que prometiam?", pergunta Ricardo Guimarães, Sócio Fundador da Thymus Branding. Há uma diferença entre o que você diz e o que você é. E a comunicação é um exercício de identidade. O mundo não deixa mais comunicar o que não representa a empresa. "As marcas têm…

Comunicação no segmento de Luxo

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Claus LindorffO consumidor quer comprar o topo do topo. Quer história, mas apenas as grandes marcas contam uma história em sua comunicação, aponta Claus Lindorff, da BETC Luxe - Euro RSCG. Por isso, a comunicação precisa ter o DNA da Marca, as aspirações do consumidor e ter os drivers da categoria.

As marcas de Luxo de sucesso precisam ir além dos anúncios de duas…

Perfis de comportamento de consumo no Brasil

Rony Rodrigues e João Cavalcanti, da Box 1824, apresentam três estágios do consumidor do Luxo no Brasil.

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Rony Rodrigues e João Cavalcanti, da Box 1824, apresentaram três estágios do consumidor do Luxo no Brasil. 
 
1) O Luxo do Pertencimento - É uma busca por inserção social, muito visto em países emergentes, como Brasil e China. Adquirir, guardar e mostrar aos outros os produtos de Luxo marcam estes consumidores.
 
2) Consumo da identidade - Não precisa tanto da ostentação e começa a buscar o Luxo da…

Revoluções no consumo do Luxo

Stéphane Truchi ministrou a melhor palestra do dia até agora

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Stéphane TruchiDécada de 1970. O Luxo era reservado aos ricos. Os objetos tinham valores patrimoniais. A produção e o consumo eram local. Era um modo de consumo discreto. Muito focado na Europa.

Década de 1980 - 1990. Era de democratização do Luxo. Surgimento de grandes grupos e a entrada do Marketing no segmento, com estratégias de gestão de produtos, de marca, e de segmentação.…

Mercado vai cair 10% em 2009

Brasil vai crescer 8%

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Enquanto o mercado de Luxo no Brasil vai crescer 8% em 2009, segundo pesquisa da GfK em parceria com a MCF Consultoria, o segmento amargará uma queda de 10% no mundo neste ano, aponta o estudo da Bain & Co. A consultoria analisou 220 marcas, sendo apenas uma brasileira: H.Stern.
 
Em 2008 o segmento ficou com 0% de expansão mundial. Além do Brasil, a China também vai crescer em…

Case Perrier Jouet

Para alguns pode significar caro e inacessível, mas para a Perrier Jouet, marca da Pernod Ricard, Luxo é algo único, uma grande experiência

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

O luxo é subjetivo. Para alguns pode significar caro e inacessível, mas para a Perrier Jouet, marca da Pernod Ricard, luxo é algo único, uma grande experiência. Fabien Gay, Diretor Regional da Pernod Ricard, mostrou um case para lá de exclusivo na manhã deste primeiro dia do Atualuxo 2009. 
 
Eles criaram uma linha de champagnes curvée para apenas 100 pessoas. Tudo foi customizado. Até mesmo o sabor do vinho,…

O Luxo francês

O Luxo francês era uma arma política poderosa

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Yaffa AssoulineYaffa Assouline, fundadora e editora do Luxuryculture.com e Assouline Media, se disse impressionada com o Atualuxo 2009. Ela mostrou como Luis XIV foi um homem de Marketing e do Luxo porque, através do sol, das vestimentas e das construções - como o palácio de Versailles - emanou as tradições francesas pelo mundo, assim como outros nomes como Louis Vuitton e Yves saint Laurent. "O…

O Negócio do Luxo ensina

Estamos na Era da busca pelo raro, pelo único. Um produto precisa tocar o consumidor

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Estamos diante de uma mudança de cenário profundo. É preciso deletar o conhecimento que o mercado tinha para poder se reinventar. Não basta ter o melhor produto ou serviço, é preciso ir além, pois surgiram novos desejos. E isso impõe uma reflexão pelo mercado do Luxo. "Todos nós tivemos os hábitos de consumo alterados", afirma Carlos Ferreirinha, Presidente da MCF Consultoria. 

Estamos na Era da busca pelo raro, pelo único.…

Começa o Atualuxo 2009

Atualuxo 2009,Carlos Ferreirinha

Por Atualuxo 2009 | 09/09/2009

Começa a Conferência Internacional do Negócio do Luxo de 2009. A proposta deste ano do Atualuxo é trabalhar em cima do encantamento, afirma Carlos Ferreirinha, Presidente da MCF Consultoria.

O mundo do Luxo é aqui

Por Atualuxo 2009 | 08/09/2009

Boa parte do Luxo mundial se reunirá nos três dias do Atualuxo 2009. Executivos e especialistas da Austrália, Chile, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo e México confirmaram presença. São 19 palestrantes internacionais.

Entre eles, nomes como Marc Gobé, autor do bestseller "Emotional Branding: The New Paradigm for Connecting Brands to People" e co-fundador e co-presidente da Desgrippes Gobé. O especialista falará…

Marcas aderem ao Atualuxo

17 marcas patrocinam a edição 2009 do evento

Por Atualuxo 2009 | 08/09/2009

Nada menos do que 17 grandes marcas estão patrocinando a edição 2009 do Atualuxo. Muitas delas, pela segunda vez. São MasterCard Black, Tam, ApexBrasil, Dudalina, Puma, Nespresso, Audi, Sáfilo, Chivas e Perrier Jouët. As novatas são Abit, TexBrasil, Claro, Souza Lima Construtora, Grand Hyatt São Paulo, AVSC e Wab Group.

Marcas aderem ao Atualuxo

Cobertura Especial do Atualuxo 2009

Mundo do Marketing acompanha a Conferência Internacional do Negócio do Luxo em tempo real

Por Atualuxo 2009 | 08/09/2009

Começa nesta quarta-feira o Atualuxo 2009. O maior evento destinado a discussão do negócio do Luxo acontece até sexta-feira, no Grand Hyatt São Paulo, e terá cobertura especial do Mundo do Marketing. Por meio deste blog, vamos informar você sobre tudo que estão falando cada um dos mais de 30 palestrantes.
 

A Conferência Internacional do Negócio do Luxo deste ano, mais uma vez realizada pela MCF Consultoria, debaterá a…

Biografia

Segunda edição da Conferência Internacional do Luxo, realizada em São Paulo.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss