Revoluções no consumo do Luxo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Atualuxo 2009

Revoluções no consumo do Luxo

Stéphane Truchi ministrou a melhor palestra do dia até agora

Por: | 09/09/2009

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Stéphane TruchiDécada de 1970. O Luxo era reservado aos ricos. Os objetos tinham valores patrimoniais. A produção e o consumo eram local. Era um modo de consumo discreto. Muito focado na Europa.

Década de 1980 - 1990. Era de democratização do Luxo. Surgimento de grandes grupos e a entrada do Marketing no segmento, com estratégias de gestão de produtos, de marca, e de segmentação. São diluídas as fronteiras. Ganha-se volume de mercado. As marcas abrem suas lojas e buscam novos clientes. Atacam a classe média. Os EUA ganham importância no mercado do Luxo. O Luxo se torna um diferenciador social. As marcas ganham formas de expressão. É um Luxo da ostentação. O Luxo deixa de ser atemporal. 
 
Década de 1990 - 2001. Era de globalização das marcas. A França continua sendo o principal produtor, mas o consumo se globalizou. A grande questão é criar marcas globais sem perder suas raízes. O Luxo vira uma tendência de consumo. As fronteiras se misturam. O Luxo virou efêmero. 
 
2001 - 2007. Era do luxo experimental. Da experiência. As marcas buscam suas raízes de volta. De reafirmação da essência do luxo. As marcas trabalham sua origem, sua tradição e tudo que as diferenciam. O ponto-de-venda vira um canal de experiência com as lojas conceito. É a Era do Hedonismo. Ganha espaço o Marketing de Relacionamento com o consumidor. É a ressurreição de marcas de Luxo.
 
2008 - A crise vai alterar o consumo do Luxo. É preciso dar mais sentido ao consumo do Luxo. Há um novo prazer de consumir, menos fútil e mais responsável. Os excessos saem de moda. Não importa tanto a posse, mas a experiência. O luxo continua sendo um acesso ao status.
Comentários

Biografia

Segunda edição da Conferência Internacional do Luxo, realizada em São Paulo.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss