Desenvolvendo produto e serviços que vendem | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Marketing para PME

Desenvolvendo produto e serviços que vendem

Desenvolvendo produto e serviços que vendem

Por: | 22/04/2013

basile@agmkt.com.br

Compartilhe

De certa forma, produtos e serviços são como seres humanos: nascem, crescem, tornam-se adultos, envelhecem e morrem. Apenas as etapas possuem nomes diferentes: Lançamento, Crescimento, Maturidade, Declínio e "Morte" (descontinuidade ou revitalização). Entender esta dinâmica e tomar atitudes na hora certa pode ser a diferença em entre o lucro e o prejuízo em sua empresa.

Analisando o histórico de vendas em relação ao volume de negócios e lucros, você poderá obsevar que todo produto ou serviço segue um ciclo de vida.

Alguns produtos quando lançados alcançam rapidamente o sucesso, isto ocorre normalmente quando são inovadores, estão vinculados algum modismo ou nicho de mercado e até por inexistência, mesmo que temporária, de concorrentes. Outros apresentam resultado a médio e longo prazos que em alguns casos geram um bom volume de vendas e lucros. E ainda existe casos em que é possível revitalizar algumas características do produto ou serviço com objetivo de alongar sua vida útil.

Mas o mais importante é não pensar duas vezes em descontinuar um produto ou serviço, que embora vendendo não gere mais resultados. Portanto, fica claro a importância de se acompanhar o ciclo de vida de cada item, analisando rotineiramente sua evolução e resultados.

Abaixo seguem algumas dicas para implantação de um processo de análise do ciclo de vida de seus produtos ou serviços em sua empresa:

  • Crie processos de controle para analisar o desempenho de vendas e lucros por tipo de produto ou serviço;
  • Desenvolva um planejamento para lançamento, revitalização e descontinuação de produtos/serviços;
  • Sempre acompanhe o volume de vendas e resultados e se for preciso ajuste seus custos e preços a realidade atual;
  • Não dependa de um só produto ou serviço. Invista na criação de outros rapidamente.
  • Analise a concorrência sistematicamente. Desta forma, você terá a oportunidade de se antecipar e não apenas reagir.

E por último, sempre que for necessário descontinue produtos ou serviços antes de darem prejuízos. 

_______________________

Conheça o Canal PME

Um portal que oferece a empreendedores e empresas, informações úteis e sugestões práticas para o início e o dia a dia dos seus negócios.

 O Canal PME oferece a candidatos a empreendedor e às micro e pequenas empresas, ferramentas que os auxiliam na identificação de problemas e apontam soluções. O canal PME oferece produtos e serviços de inteligência, auto-aplicáveis via Web, com nível de sofisticação comparável aos utilizados por grandes empresas, porém sem os custos destas.  Acesse : www.canalpme.com.br.

Aproveite, ainda é gratuito!

Comentários

Biografia

Sócio da AGMKT. Empresa especializada em marketing e comunicação para PMEs. Atua desde 1999 na área de Marketing para PMEs, atendendo mais de 150 empresas.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss