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Aging in Market (60+)

Do zero aos 60+

A Vem Vida nasceu sob medida ao mercado 60+

Por: | 17/08/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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A Vem, Vida suplementos é uma linha de produtos que foi concebida desde o primeiro segundo para dialogar com as pessoas de 60+. Um case bem interessante de ser conhecido e acompanhado. O propósito do negócio foi dividido em três pilares: Longevidade com Saúde, Geração de Renda e Valorização Social. Quando conversei há alguns meses com o Léo Wehbi, um dos sócios fundadores, a marca ainda não estava pronta e o modelo de negócio estava em finalização. Ele me disse que estavam criando uma empresa diferente. É isso que estamos vendo acontecer e que tenho a felicidade de comentar aqui.

Longevidade com Saúde incentivando atitudes saudáveis. A geração de renda e valorização social aos afiliados 60+, pontos bem interessantes no modelo de negócio, ocorrem com o comissionamento pela venda de qualquer produto das linhas seja pessoal ou via recomendação nas redes sociais via link ou pelo WhatsApp. O endosso ou recomendação têm grande importância nesse público. A valorização social se dá pelo do afiliado se sentir integrado e ativo podendo receber suas comissões em dinheiro, produtos ou cursos oferecidos pelos parceiros da Vem, Vida. Genial, não?

O que me chamou especialmente a atenção foi a aplicação dos novos conceitos de comunicação para o público 60+. Coisa rara hoje em dia onde os criadores não têm grandes referências e conhecimento sobre este público. Destaco alguns pontos como as embalagens que possuem contraste de cores para o consumidor não confundir seu suplemento. O tamanho da fonte é maior, o que torna visível as identificações de SAC e recomendação de uso. O formato da tampa escolhido foi o flip-top, pois é um tipo de tampa que pode ser aberta ao ser pressionada ou puxada, não sendo necessário rosqueá-la para fechar ou abrir, para as pessoas 60+ esta facilidade é bem importante. Já escrevi sobre isso há alguns meses e acredite: faz toda a diferença para este público.

A textura das cápsulas também é um ponto que merece atenção. Ao invés de cápsula dura, os suplementos são em softgel, moles, facilitam a ingestão. A deglutição é naturalmente afetada com o envelhecimento e este detalhe ganha pontos na preferência dos 60+. As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite, consumo e absorção de nutrientes.

O mercado de suplementação nutricional tem várias empresas inclusive internacionais que acrescentaram às suas linhas de produtos, soluções nutricionais para a terceira idade. No meu ponto de vista o diferencial está no fato da Vem, Vida ter nascido do zero para o público 60+. É uma empresa pensada, não adaptada, para este público, que oferece produtos para manutenção da saúde e longevidade e tem no seu formato de distribuição a oportunidade de geração de renda e valorização social pois seus promotores também são seniores.

Especialmente interessante foi a criação das categorias alvo dos suplementos. São elas - saúde do coração, do corpo e da mente. Simples e fáceis de entender. Para a categoria Coração o suplemento Vem, Vida Ômega 3.  Na categoria Corpo - O Vem, Vida Antioxidade e o Vem, Vida Polivitamínico. Por fim o Vem, Vida DHA que promove a saúde mental e cognitiva.

A logomarca foi criada com base no símbolo da transformação, a felicidade, da beleza, da constância e da renovação. Merece o posicionamento de ser "a primeira linha de suplementos, feita com carinho, para pessoas 60+".

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Biografia

Martin Henkel - Palestrante, fundador da SeniorLab Consultoria em Mercado 60+ e autor do conceito Aging in Market

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