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Aging in Market (60+)

Consumidor 60+ e as oportunidades ao varejo

O Aging in Market traz respostas rápidas à loja

Por: | 17/07/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Tive a oportunidade de falar sobre o Aging in Market e apresentar o potencial de consumo dos 60+ na FBV 2017 – Feira Brasileira do Varejo e Porto Alegre. Foram três dias de muita convivência, troca de experiências e aprendizado. Grandes, médios e pequenos varejistas do Brasil inteiro concordam que o caminho é duro, mas algumas ações são vitais para acelerar a recuperação:

  • Entender cada vez mais e melhor o seu cliente;
  • Oferecer experiências, não apenas produtos;
  • Tecnologia por si só não vende;
  • O e-commerce cresce, mas não toma o lugar do varejo tradicional;
  • E por fim: é preciso trazer novos segmentos de consumidores para as lojas.

Neste último ponto encontrei uma grande oportunidade de apresentar minha visão. O varejo começa a se interessar pelo consumidor 60+. Entender o que deseja, como pensa e o que podem fazer para tornar a experiência de compra mais agradável ao consumidor e rentável ao vendedor. Tenho tratado do tema não como visão de futuro ou para 2030 e sim para hoje. Para os 25,4 milhões de consumidores que mesmo com a sensação de falta de atenção, respondem por 20% do volume de bens de consumo e serviços no país. As poucas pesquisas sobre este consumidor começaram a descobrir o que pensam e o que os deixam 60+ mais satisfeitos. O fato é que são extremamente racionais e sabem o que querem. Para entender um consumidor precisamos entendê-lo e conhecê-lo a fundo.

Assisti várias palestras e painéis na FBV. Na maioria absoluta pesquisas ou citações de pesquisas defenderam pontos de vista, orientaram ações, apontaram caminhos para satisfazer e antecipar as necessidades dos novos consumidores. Millennials, Geração Z, segmentos etários a partir dos 14 anos ou mais e que não passavam dos 55 indo no máximo aos 60 anos. O corte foi 55/60.

Consumidor - que ou aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente. “Inclusive os 60+, faço meu complemento”

Além do tema que levei “O Poder Grisalho do Shopper 60+”, não encontrei conteúdo ou pontos de vista que abordassem ou que se aproximassem do consumidor 60+. Vejo que o potencial de consumo representado por esta população pode dar a rápida resposta que o varejo procura para melhorar sua performance e antecipar o horizonte de crescimento.

Diariamente se fala sobre o aumento da longevidade no Brasil, no novo estilo de vida que a terceira idade tem adotado, etc. Confesso que fiquei um pouco frustrado, mas ao mesmo tempo sei que a descoberta deste consumidor é recente. Vejo sim uma grande oportunidade às marcas e varejistas que demonstrarem um pouco de interesse por eles e oferecerem experiências de compra agradáveis. É notório que o consumidor 60+ tem a percepção de que é mal atendido e compreendido pelo varejo e marcas em geral. Quem sair na frente ganha corações e bolsos.

Na próxima pesquisa que você realizar inclua o grupo 60+. A chamada Terceira Idade Ativa que vai dos 60 aos em média 80 anos, representa 93% da população da terceira idade e 12,8% do total da população brasileira.

Inclua a visão de Aging in Market ao seu negócio para não correr o risco de ficar para trás.

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Biografia

Martin Henkel - Palestrante, fundador da SeniorLab Consultoria em Mercado 60+ e autor do conceito Aging in Market

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