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Aging in Market (60+)

O significado de uma lupa para seus clientes 60+

Ações simples fidelizam e aproximam o cliente 60+

Por: | 17/05/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Arquivo SeniorLab

Sou frequentador de supermercados como pesquisador, observador e também porque o horário que os 60+ preferem fazer suas compras são mais confortáveis. No quesito conforto e comodidade os supermercados de bairro, de preferência com mais de 10 checkouts, têm grande simpatia deste público e resumidamente cito dois motivos:

São próximos das suas residências - Este é um cliente que vai no mínimo quatro vezes por semana ao supermercado. Aprecia a forma pessoal com que é tratado e se relaciona os funcionários. Isto gera uma sensação de segurança e de garantia de serviços.
Tamanho das lojas - Têm um tamanho e mix adequado às necessidades deles. Em poucos minutos eles conseguem suprir a lista de compras do dia.

Se dividem em dois tipos de clientes - os que carregam as compras nas sacolas dos supermercados e isso os obriga a calcular bem a quantidade de itens e o peso total. Neste caso o cesto de compras serve como uma espécie de "balança". Também temos os que levam os carrinhos de feira, normalmente utilizado por senhoras que compram o que couber no carrinho. Neste caso o peso não é tão determinante. 

Importante salientar que nos casos em que o consumidor possui carro, as lojas de maior porte como os hipermercados ganham a preferência. São menos idas, mas o volume das compras e ticket médio são maiores.

Voltando aos supermercados de bairro, gostaria de compartilhar um item que observei em uma loja da Rede Assun, do Rio Grande do Sul e que não se trata de um detalhe para os clientes 60+: alguns carrinhos possuem uma lupa para auxiliar a leitura de rótulos, composições e datas de validade. Uma solução que resolve ou pelo menos minimiza uma das grandes reclamações dos consumidores seniores - os rótulos. No mesmo momento em que empresas como o Wal Mart testam carrinhos de supermercado inteligentes e dotados de alta tecnologia para oferecer uma experiência de compras singular, uma "simples" peça de plástico com uma lente instalada em um carrinho padrão dá um grande e importante sinal aos consumidores 60+: aqui vocês são bem-vindos e queremos atendê-los cada vez melhor. Esta é a essência do Aging in Market. 

Confesso que mesmo não integrando ainda este seleto e ativo grupo etário, adorei utilizar a lupa. Quem sabe assim minha mulher pare de brigar comigo por comprar produtos muito próximos do vencimento.

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Biografia

Martin Henkel - Palestrante, fundador da SeniorLab Consultoria em Mercado 60+ e autor do conceito Aging in Market

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