Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Aging in Market (60+)

Olha o shopper 60+, aí gente!

Público ainda se sentem mal tratado no varejo

Por: | 10/05/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O varejo, em especial, tem demandado cada vez mais informações sobre o comportamento de consumo dos 60+ no Brasil e não é à toa. Este é o segmento que consegue transformar esforços de marketing e atendimento em vendas, ou seja lucro, no menor tempo. Em Julho estarei tratando exatamente disto em minha palestra "O poder grisalho do Shopper 60+", na FBV Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá em Porto Alegre.

A percepção geral dos consumidores 60+ é de que o varejo não os trata bem. Usei o termo "percepção" pois uma coisa é como o cliente percebe uma atitude, a outra é a real e genuína intenção do varejo. Quem em sã consciência irá tratar mal um cliente só para não vender?

O problema é mais complexo, porém fácil de ser solucionado. Tratarei mais a fundo deste tema em um  próximo post, mas adianto algumas das principais questões: não estamos treinados para atender adequadamente um consumidor que apesar da sua plena lucidez e vitalidade física, tem o tempo e sua inevitável ação se manifestando nos seus cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato e paladar. Acrescento mais um sentido para aumentar nosso desafio, a cognição. 

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) decidiu levantar informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. O estudo da SBVC contou com 434 entrevistados numa pesquisa quantitativa, realizada em parceria com a AGP Pesquisas Estatísticas. Confira os três destaques do estudo: 

  • Os fatores que mais prejudicam a experiência do 60+ nas lojas físicas são as filas, o atendimento ruim e lojas cheias. Uma combinação perigosa para quem já está em outra fase da vida.    
  • 70% dos consumidores 60+ já fizeram compras online e 23,9% já compraram via smartphone. Em 12 meses tivemos um aumento expressivo do e-commerce neste grupo quando comparamos os dados à Pesquisa Os 60+ e a Internet realizada pela SeniorLab e Segmento Pesquisas ano passado. Mesmo em bases um pouco diferentes, as duas pesquisas identificaram a importância do comércio eletrônico. O e-commerce 60+ não é mais um tabu.  
  • Em um primeiro momento, o consumidor 60+ não percebe os poucos produtos específicos para ele. Depois de estimulado e apresentado a eles começa a entender e ter curiosidade para experimentação. Fica claro o gap de comunicação com este público. As poucas marcas que já oferecem estes produtos têm um bom desafio de marketing.

Por isso repito o mantra do Aging in Market, expressão e conceito que criei e defendo: Entenda, atenda e aumente suas chances de conquistar os consumidores 60+.

Comentários

Biografia

Martin Henkel - Palestrante, fundador da SeniorLab Consultoria em Mercado 60+ e autor do conceito Aging in Market

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Evento: Influenciadores Digitais