4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

4º Congresso Brasileiro de Pesquisa

Balanço Geral

4º Congresso aponta desafios da indústria de pesquisa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 25/03/2010

A premiação com o troféu Alfredo Carmo do estudo Etnografia Digital, uma pesquisa realizada pela internet para entender o comportamento das mulheres no ambiente digital, mostra uma das faces mais presentes no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa. A internet mexeu com a atividade, que buscou mostrar novos caminhos durante o evento com a transformação da economia, do consumidor e do cliente que compra pesquisa.

As principais discussões…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Etnografia Digital ganha prêmio Alfredo Carmo

Estudo foi realizado pela Predica e pela Multifocus leva maior premiação do segmento

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

O Etnografia Digital: um estudo do comportando de usuárias de internet foi o vencedor do Prêmio Alfredo Carmo, celebrado como o mais representativo do setor. Alfredo Carmo foi um dos precursores da pesquisa no Brasil. A eleição aconteceu sem que os 19 jurados tivessem acesso aos nomes das empresas e das autoras do estudo. Leia aqui o estudo.

Na foto abaixo, Ana Helena Meirelles Reis,…

Multinacionais não entrarão em pesquisa política

Ibope diz querer concorrência enquanto investe em outros modelos

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

As multinacionais de pesquisa, representadas pela TNS, GFK e Ipsos, não investirão em pesquisas de opinião política no Brasil. Assim como o Ibope investe em outros segmentos e sua receita com estes estudos representa apenas 5% do faturamento, as concorrentes preferem focam em segmentos que tragam maior rentabilidade e menos dor de cabeça. "Acertamos mais de mil pesquisas eleitorais, mas se erramos cinco, todo mundo cai em cima", afirma Augusto…

Preço de pesquisa entra em discussão

Empresas reajustarão a cobrança depois de um ano de crise

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Depois de um ano como o de 2009, em que as empresas de pesquisas tiveram que baixar os preços dos estudos para manter os clientes, 2010 sinalizará um aumento no valor cobrado. Se antes os clientes no Brasil já reclamavam, o 4º Congresso mostrou que a gritaria será maior ainda.

Para as fornecedoras, o mercado está se sofisticando e deixando de ser baseado em preço. "Entregamos…

Multinacionais de pesquisa apostam alto no Brasil

TNS, GFK e Ipsos ampliarão seus investimentos no país

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Se o Brasil continuar crescendo como nunca antes na história deste país e chegar a quinta potência mundial, as empresas de pesquisa aproveitarão para ampliar seus negócios no país. É o que afirmam os principais executivos de algumas das maiores empresas de pesquisa do mundo, como TNS Ri, GFK e Ipsos. Para elas, o Brasil é o principal mercado na América Latina. Em 2008, o faturamento das empresas de pesquisas…

Marketing como principal vilão da sustentabilidade

Pesquisa da Recherche mostra a decadência do hiper-consumismo

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Marketing como principal vilão da sustentabilidadeO consumo sustentável não é novidade hoje e nem ontem. Em 1972, a revista Veja já publicava em sua capa imagem ilustrada da poluição do planeta. Além de pautar a publicação na época, o tema hoje foi aprofundado em pesquisa da Recherche, que aponta para a decadência do hiper-consumismo. Este é o lado bom da sustentabilidade que ainda não…

Decodificando necessidades digitais

Estudo da TNS mostra perfil do internauta

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Decodificando necessidades digitaisO avanço digital traz com ele novas necessidades. Os internautas olham a web, cada vez mais, como uma extensão de seu próprio corpo. Para entender mais sobre essas necessidades digitais, a TNS Ri desenvolveu um estudo para compreender os consumidores e auxiliar as marcas nas ações de Marketing. Foram pesquisados jovens internautas entre 16 e 35 anos, com dois tipos de abordagem:…

Emoção dita caminho da publicidade

Peças simples farão a diferença daqui para frente e escolha de celebridades deve ser cuidadosa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

As variações em uma linha de pastas de dente que vemos hoje nas prateleiras dos supermercados mostram bem a evolução do mercado. São tantas opções que fica difícil encontrar um ponto de diferenciação entre as marcas.

Emoção dita caminho da publicidadeSe antes a propaganda só comunicava os benefícios funcionais, hoje são as histórias que fazem sentido na vida dos consumidores que fazem a diferença.…

Consumo no pós-crise apresenta retomada

Consumidores diminuíram em até 50% a compra de produtos

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Os consumidores que diminuíram em até 50% o consumo de produtos como roupas, calçados, compras para a casa e lazer estão voltando a comprar tanto quanto antes, aponta um estudo do Ibope Inteligência. A pesquisa ainda não tem números fechados sobre a retomada no consumo, mas sabe que os brasileiros são 40% mais otimistas em relação à economia que nos países desenvolvidos e que consumirão mais produtos sustentáveis.

Pesquisa deve olhar para fora

Wagner Kamakura mostra como estudos podem indicar melhor a propensão de compra e o valor do cliente

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 23/03/2010

Um banco trata dois clientes que têm depósitos de R$ 5 mil da mesma forma, mas um cliente tem potencial de investimento de R$ 50 mil, enquanto o outro já chegou ao seu limite. Como saber essa diferença? Fazendo pesquisa e imputando dados externos, aponta Wagner Kamakura, professor de Marketing Global da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

As empresas…

Colocando a etnografia no seu devido lugar

A etnografia serve para o mercado? Pergunta Livia Barbosa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Colocando a etnografia no seu devido lugarPesquisa etnográfica não é igual a pesquisa qualitativa. Isso é claro, mas teve muito profissional se enganando, enganando o mercado e enganando o cliente, aponta Livia Barbosa, Doutora em Antropologia e Diretora de Pesquisa do Centro de Altos Estudos da ESPM. Pioneira em pesquisas de Marketing utilizando o método etnográfico no Brasil, a professora salientou que esta metodologia,…

Pesquisador precisa ser mais estratégico e menos técnico

Nelson Marangoni destaca os novos rumos das empresas de pesquisa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Pesquisador precisa ser mais estratégico e menos técnicoO modelo de pesquisa adotado pelas empresas no Brasil e o caminho a ser seguido por elas inspirou a apresentação de Nelson Marangoni (foto), CEO do IBOPE Inteligência, no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa. As mudanças do mercado estão em ritmo mais intenso do que há dez anos, o que contrasta com a lentidão das empresas de…

Se tudo é tendência, o que é tendência?

Luli Radfahrer propõe um novo olhar para a pesquisa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Se tudo é tendência, o que é tendência?As tendências estão por toda a parte, aponta Luli Radfahrer. Ao ponto da própria tendência ter virado tendência e acabar perdendo o seu significado. O que era tendência ontem virou "terceira idade" hoje.  "Qualquer Zé Mané diz que trabalha com tendência", afirmou o PHD em Comunicação Digital e Professor da ECA/USP. Neste cenário, quem trabalha com pesquisa…

O papel da internet na construção de marca

Adolescente e adultos apresentam comportamentos similares na web

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

A palestra de Valkiria Garré, Diretora Executiva da Millward Brown do Brasil, teve como foco o mundo digital e como ele pode ser usado na construção de marcas. Nela, Valkiria aponta para três aspectos principais: olhar o consumidor sobre o ponto de vista das marcas, da propaganda e dos meios. Se comparado ao consumidor off-line - ou não digital, a pesquisa mostra que no meio digital, eles percebem mais vantagens…

Pesquisa pela internet funciona, é mais barato e mais rápido

Tempo pode ser 50% mais rápido e valor até 20% mais barato

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Avaliar comunicação e fazer pré-teste de campanhas pela internet dá o mesmo resultado que presencialmente, é 50% mais rápido e até 20% mais barato, aponta a GFK Brasil. Um estudo feito para a marca Elsève serviu de caso de sucesso para mostrar que o formato de pesquisa deve e precisa evoluir, assim como a comunicação e o consumidor mudaram nos últimos anos.

Alguns mitos caíram por…

Qual é a relação dos brasileiros com a sustentabilidade?

Estudo revela que 8% dos brasileiros nunca ouviram falar do tema

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Qual é a relação dos brasileiros com a sustentabilidade?O 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa da Abep apresentou um estudo da TNS Ri sobre a mudança de hábitos sustentáveis de empresários brasileiros. A preocupação com a sustentabilidade está em voga. Porém, 8% dos brasileiros nunca ouviram falar sobre o tema, principalmente entre as classes ABC, em sua maioria mulheres de classes mais baixas e com…

Web muda o comportamento das crianças

Crianças brasileiras são as que mais acessam a internet

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

As crianças brasileiras, de 4 a 12 anos, são as que mais acessam a internet no mundo, segundo pesquisa realizada pela Millward Brown Brasil em 12 países. Aqui, elas passam 13 horas conectadas principalmente jogando on-line. Ainda assim, a televisão continua sendo o principal canal de formação de marca para elas, com 42% contra 11% da internet. Com a web, as crianças se tornam multiplataforma e superconectadas. O desafio das…

Etnografia Digital: pesquisa mostra o comportamento da mulher na web

Estudo foca consumidoras da classe C

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Etnografia Digital: pesquisa mostra o comportamento da mulher na webAs mulheres da classe C que acessam a internet ganham uma nova vida digital. É o que indica a pesquisa desenvolvida pela Predica e pela Multifocus com mulheres, donas-de-casa, de 25 a 49 anos, de São Paulo. Quarenta por cento delas passam mais de duas horas conectadas por dia, sendo que 83% acessa a rede…

Fototica: marca precisa ser convidada a entrar na vida do consumidor

Palestra destaca a importância das marcas serem convidadas para a vida do consumidor

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

A palestra de Jesús Caldeiro, vice presidente de Práticas e Atendimento ao Cliente da Synovate Brasil, empresa de pesquisa de mercado, mostrou que o comportamento humano está se tornando mais complexo por conta das diferenças entre produtos e serviços, cada vez menores e evidentes. A apresentação se baseou no reposicionamento da marca de óculos. Partindo do princípio de que as pessoas são investigadores ativos e buscam aperfeiçoar suas vidas, as marcas de hoje…

Censo 2010: preenchimento via web é a novidade

Pesquisa do IBGE contará com 220 mil computadores de mão para facilitar a coleta

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

O planejamento do Censo demográfico de 2010 foi tema da palestra de Wasmalia Bitar, diretora de pesquisa do IBGE. A pesquisa, que começa a ser coletada em agosto deste ano, será feita com a ajuda de 220 mil computadores de mão (PDA) e também será possível, pela primeira vez, o preenchimento do formulário via internet. Com 23 mil supervisores e 200 mil recenseadores, a pesquisa do IBGE mostrará, entre outras…

Congresso começa sob polêmica

Proposta é não divulgar pesquisas com mais de 1% de margem de erro

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Congresso começa sob polêmicaWaldyr Pilli (foto), Presidente da Abep, criou um grande burburinho na plateia do 4º Congresso ao falar que a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa trabalha num Projeto de Lei que impede a publicação de pesquisas eleitorais 15 dias antes de eleições e, o principal, não publicar nem divulgar pesquisas de intenção de voto com margem de erro superior a 1%.…

Informação para navegar no mar de incertezas

Congresso começa e destaque é para o novo cenário da pesquisa

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

O 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa está aberto. Na apresentação do evento, destaque para as abordagens como o rumo que a pesquisa deverá tomar com os dias de hoje, a existência de mais de um caminho a seguir e a transformação cada vez mais rápida e constante da informação. Além disso, o Congresso aponta esta como ferramenta imprescindível para a navegação no mar de incertezas dos dias de hoje. Com…

Começa a movimentação no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa

Congressistas começam a chegar

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 22/03/2010

Em instantes começa o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado. Já estamos aqui para levar a você todas as informações sobre os estudos e discussões apresentadas. São esperadas 800 pessoas para os dois dias de evento, hoje e amanhã no Espaço Villa Noah, em São Paulo. Abaixo, a movimentação dos congressistas nesta manhã.

Começa a movimentação no 4º Ebep

Necessidades digitais é tema de palestra da TNS Ri

Desafios das marcas e a eficácia das ações digitais também serão discutidas

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 19/03/2010

A TNS Research International marca presença no Congresso Brasileiro de Pesquisa com outra palestra. Com o tema "Decodificando as Necessidades Digitais", o estudo mostrará no dia 23 de março, às 11h30, como identificar e compreender as necessidades dos consumidores no universo digital, o desafios das marcas no cenário de democratização do acesso ao mundo digital.

Além disso, a palestra apresentada por Lucas Pestalozzi, Diretor de Atendimento; Ana Sequeira, Gerente de Atendimento;…

Sustentabilidade será debatida em congresso da Abep

Estudo mostra oportunidades, maturação dos consumidores, mobilizadores, conceitos e receptividade

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 19/03/2010

O 4° Congresso Brasileiro de Pesquisa, realizado pela Abep, terá a apresentação do estudo "Os Consumidores Amarelos estão fazendo os Empresários Verdes Amarelarem?". Este estudo teve como objetivo identificar oportunidades para novos conceitos de sustentabilidade, investigar questões como o estágio de maturação dos consumidores em relação ao tema, mobilizadores e barreiras na transformação da intenção em ação, desenvolvimento de conceitos de produtos/serviços que possam impulsionar a adesão dos consumidores às…

Cobertura Especial

4º Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado em tempo real no Mundo do Marketing

Por 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa | 19/03/2010

Estaremos no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado, em tempo integral, nos dias 22 e 23 de março, e vamos trazer tudo que for falado lá aqui para você. Serão 10 keynote speakers de renomes nacionais e internacionais e dezenas de apresentações paralelas igualmente interessantes sobre Neurociência, Data Mining e Etnografia, entre outros. Veja a programação completa aqui e não perca nenhum detalhe desta cobertura especial.

 

Biografia

As mais recentes pesquisas de mercado realizados no Brasil foram apresentadas e discutidas no evento e aqui.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss