Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

1 to 1

Quatro ações nas Redes Sociais para a Copa

Evento deve gerar volume recorde de interação

Por: | 01/07/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Quer estejam se conscientizando,  envolvendo-se com um novo público ou aumentando as vendas, os profissionais de Marketing se reunirão nas redes sociais durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014. O tráfego nas redes sociais no mês do campeonato de futebol mundial já está ultrapassando os Jogos Olímpicos de Sochi, com o Facebook, YouTube e Twitter no centro da explosão.

Na verdade, o índice do Adobe Digital estima que a Copa do Mundo ainda acabará sendo o maior evento esportivo em termos do total de menções nas redes sociais. O relatório afirma que 90% do mundo já contribuiu para as conversas sobre a Copa, o que é mais que nos Jogos Olímpicos (84%) e no Super Bowl (78%).

Para as marcas que estão ansiosas para aproveitar esse novo ápice das redes sociais, aqui estão quatro ações poderosas de marketing para usar durante a Copa do Mundo:

1. Seja honesto e autêntico
No início deste ano, a agência Mastercard PR foi responsabilizada por tentar subornar um jornalista para enviar tweets promocionais. Comportamento desonesto é uma preocupação crescente, porque isso pode manchar as relações existentes entre a marca e os clientes. O público pode reconhecer um comentário falso e uma mensagem promocional. Em vez disso, eles querem interações honestas e autênticas das marcas com quem estão negociando. Tenha isso em mente no próximo mês, aprenda as regras sociais de engajamento e seja real em suas interações com seus clientes.

2. Lembre-se de engajar por meio de múltiplas telas
O evento deste ano será um evento multiscreen, assistido na televisão, no computador, nos tablets e celulares. Uma pesquisa do YuMe, realizada em parceria com a Instant.ly, descobriu que 44% disseram que seria importante poder ver ou acompanhar as partidas em mais de um dispositivo.

Além disso, 54% pretendem assistir os vídeos on-line de replays das partidas e 59% disseram que a possibilidade de assistir a mais de uma partida em vários dispositivos torna a Copa "um evento atraente".

No outono passado, a Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA) transformou a experiência de assistir ao Aberto dos Estados Unidos através uma estratégia envolvente de multitelas e multicanais. Com a ajuda da IBM, a USTA criou uma experiência móvel para os fãs, apresentando um aplicativo interativo para iPad que oferece recursos sociais avançados, acesso instantâneo a vídeos ao vivo, análises profundas de jogos e estatísticas, para trazer os fãs para as quadras e devolver insights em tempo real, que vão além de recordes e estatísticas básicas.

Ao aceitar uma sugestão da USTA, os profissionais de Marketing devem experimentar pensar sobre a jornada de seus clientes durante a Copa do Mundo e capacitá-los com canais e telas de sua escolha ao longo da jornada.

3. Capacite os funcionários para responder 24 horas por dia, sete dias por semana
Muitas empresas como a American Airlines oferecem serviço 24/7 e empregam equipes dedicadas ao serviço de redes sociais, que podem ajudar os clientes com os pedidos de serviços permanentes.

Os jogos da Copa do Mundo acontecem em muitas zonas com horários diferentes e precisam de marketing permanente. Forme uma equipe de diversos departamentos e atribua funções e horários para monitorar as redes sociais. Prepare e treine seus funcionários para responder às questões dos clientes e para reduzir quaisquer tweets negativos.

4. Não deixe todo o conteúdo pré-planejado
Mais empresas estão começando a entender que o envolvimento em conversas reais com o público trará melhores resultados e agregará mais valor aos seus fluxos sociais. Quem pode esquecer o raciocínio rápido da Oreo  há dois anos no SuperBowl, quando durante um apagão, a criação de Marketing Social e os Redatores entraram em ação e publicaram no Twitter uma foto de uma bolacha no escuro com a frase "Você ainda pode mergulhar no escuro", juntamente com o Tweet "Apagão? Não tem problema".

Isso reitera a importância de as marcas não terem um conteúdo pré-planejado e deixarem um espaço para se divertir e serem reativas durante um jogo ao vivo.

Com essas quatro ações, as oportunidades de sucesso nas campanhas de redes sociais na Copa do Mundo 2014 são ilimitadas.

Copa do Mundo, Marketing, Redes Sociais

Leia também: O buzz da Copa do Mundo e do Dia dos Namorados nas redes sociais. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

Dia dos Namorados | Copa do Mundo | Redes Sociais | Digital

Comentários

Biografia

Blog sobre gestão de clientes, envolvendo estratégia, experiência, fidelidade, redes sociais, tendências e engajamento

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss