Guiado por um manifesto criado especialmente para a data, a campanha intitulada “Não existe beijo ruim”, da Quem Disse Berenice?, em celebração ao Dia do Beijo de 2023, protagoniza cenas dos mais diversos tipos de beijos, enquanto frases de afirmação, cheias de personalidade e indisciplina, estimulam o ato enquanto narram a sequência de afetos. O vídeo começa destacando as bocas e o Batom dos Sonhos, lançamento da marca para a data, e logo segue para os beijos, que podem – ou não – ser na boca, com ou sem língua, com o batom borrado ou intacto, e demais cenas que são o estímulo certo para os beijoqueiros de plantão.

“Acreditamos que o Dia do Beijo é uma ótima oportunidade para sempre reforçarmos o posicionamento da marca, afinal, a data tem potencial de gerar conversas relevantes e de interesse dos nossos consumidores, construindo para as indisciplinas e liberdade. As campanhas e ações nos ajudam a entender o nosso papel e a contribuição para o tema, aproximando-nos do nosso consumidor. Este ano, paralelamente à conversa principal da campanha sobre a pluralidade de beijos e afetos, temos também um lançamento de batom que entrega os atributos mais desejados pelos consumidores”, destaca Marcela De Masi, diretora executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Nos anos anteriores, a marca de beleza protagonizou campanhas que também estimulavam o beijo e a conversa em torno do tema. Em 2021, o projeto batizado de “Beijos Perdidos” contou histórias de pessoas que foram separadas e impedidas de beijar quem amavam ou desejam, por conta do distanciamento social vivido em todo o mundo. Com os relatos e as declarações, os beijos puderam se encontrar, ainda que unidos por um post na rede social. Já no ano seguinte, a marca convidou uma influenciadora assumidamente beijoqueira para estrelar a campanha, reforçando as indisciplinas da marca e do beijo, dando dicas e convidando a todos a beijar e borrar o batom sem culpa.

A concepção de ideias e conceitos para a campanha de 2023 foi desenvolvida pela W3Haus e liderada por Guilherme Rech, diretor de criação e conteúdo da marca, que complementa com os detalhes pensados para o sucesso do projeto: “Quem Disse, Berenice? é uma marca que celebra a indisciplina em todos os momentos. Para o Dia do Beijo, a gente fez isso negando a perfeição do beijo de cinema e valorizando o beijo de verdade, aquele que a gente sabe que é muito mais gostoso”.

Geração Z e o beijo
Complementando a campanha comemorativa para o Dia do Beijo, uma pesquisa com participantes de todo o Brasil foi encomendada por Quem Disse, Berenice? e conduzida pela consultoria On The Go, para entender o comportamento da Geração Z (de 16 a 24 anos) em relação ao beijo e outras percepções que permeiam o tema.

Os resultados surpreendem ao revelar que os mais jovens dão maior importância ao beijo na bochecha e na testa entre casais, além de relacionarem o ato de beijar com carinho e afeto, enquanto gerações Y (de 25 a 39) e X (de 40 a 50) associam a desejo e sedução. Outros dados relevantes demonstram que os mais novos são mais abertos para experienciar beijos entre mais de duas pessoas ao mesmo tempo, em que estão em um relacionamento e afirmam ter interesse apenas em beijar o parceiro.
Os aprendizados com a pesquisa são importantes para a marca e o mercado como um todo, que busca entender novos padrões de comportamento do público mais jovem.

Leia também: Como Grupo Boticário prioriza equidade de gênero no trabalho com todas as marcas