Ativações

Publicidade

Ambev fecha parceria com a startup para a produção de mil veículos elétricos

22/01/2021

Marca: Ambev e FNM

Ação: Distribuição movida à energia limpa

Mecânica

A Ambev fechou uma parceria com a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para o desenvolvimento de mil veículos elétricos, como caminhões e vans, previstos para estarem nas ruas até o fim de 2023 trabalhando na entrega de bebidas da Ambev.

As empresas vêm trabalhando em inovações e tecnologias que entregam soluções sustentáveis e eficientes para a própria logística da Ambev e que podem ser utilizadas para clientes nacionais e internacionais.

Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100km por dia. A recarga total dos caminhões será feita por "Wallbox com tomadas CCS2" em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil, e que já operam com energia solar. Após testes na sede da fábrica da FNM, os caminhões vão começar a rodar.

Ainda, o caminhão FNM vem 100% conectado aos sistemas de TI da Ambev, trazendo em tempo real as informações de rota e performance para a área de monitoramento da empresa e informações como trânsito, trajetos e características do cliente. O veículo também conta com novas tecnologias focadas na segurança, como um sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas.

Essa união fará com que a Ambev já tenha contratado metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023 e, portanto, com emissão zero de carbono. Esta é mais uma iniciativa para reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025, um compromisso assumido pela companhia em 2018 e que conta com outras iniciativas que você pode conhecer em ambev.com.br/sustentabilidade/acoes-climaticas